Nas Notícias

A depressão em Portugal: Mulheres representam 80 por cento de casos

depressao Segundo um relatório da Rede Médicos-Sentinela, a depressão afeta mais as mulheres do que os homens. Oito em cada 10 pacientes com este problema psiquiátrico eram mulheres, em 2013, ano a que diz respeito o estudo anual. O mesmo documento revela que em mais de 90 por cento dos casos houve prescrição de medicamentos.

A depressão afeta sobretudo as mulheres, de acordo com um relatório realizado pela Rede Médicos-Sentinela, um Sistema de Observação em Saúde formado por médicos de Medicina Geral e Familiar.

Oito em cada 10 pacientes com este problema psiquiátrico eram mulheres, em 2013, ano em que foram contabilizadas 1873 consultas médicas, relacionadas com a depressão.

Outro dado digno de registo, neste relatório da Rede Médicos-Sentinela, é a percentagem de casos que suscitaram prescrição de medicamentos: 93,2 por cento.

Apenas oito pessoas necessitaram de internamento devido a este problema do foro psiquiátrico, sendo que desses oito pacientes seis eram mulheres e dois eram homens.

A taxa de incidência de depressão foi 1451 casos por 105 utentes. “Em relação ao ano anterior, observou-se um incremento das estimativas pontuais da incidência de diabetes mellitus, hipertensão arterial e depressão”, pode ler-se, no resumo do estudo.

A Rede Médicos-Sentinela agrega médicos de família que desenvolvem a sua atividade nos Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Por sua iniciativa, estes profissionais “notificam casos ou episódios de doença e de outras situações relacionadas com saúde dos indivíduos inscritos nas respetivas listas de utentes”, explica aquela rede.

Em 2013, “estavam inscritos “112 médicos de família”, distribuídos pelas sete regiões de saúde.

Em destaque

Subir