Nas Notícias

Em Évora, há rastreios de ‘médicos’ que são ratoeira para burla, alerta Deco

hipertensaoSegundo a delegação de Évora da Deco, há uma associação de falsos médicos que está a cometer uma burla, prometendo rastreios gratuitos num hotel. Apresenta-se como “Associação de Médicos Voluntários”, telefonam aos idosos para fazer um rastreio de saúde, mas não passam de um grupo de comerciais que tentam, de modo agressivo, vender produtos caros de eficácia duvidosa.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) foi confrontada com uma série de contactos de pessoas que terão sido burladas por uma empresa, que se faz passar por uma associação de falsos médicos e profissionais de saúde.

Essa associação é afinal uma empresa, que estará a operar em Évora. Convida pessoas com mais de 50 anos a deslocarem-se a uma unidade hoteleira, oferecendo rastreios de saúde gratuitos.

“Não são médicos”, adianta Isabel Curvo, jurista da Deco. “São comerciais que “pretendem vender, de forma desleal, os seus produtos”, acrescenta.

As pessoas (que recebem o convite por telefone) deslocam-se ao local e, em vez de médicos, são confrontados com falsos profissionais de saúde – são comerciais que tentam vender aparelhos de eficácia duvidosa.

Em declarações à agência Lusa, Isabel Curvo refere que alguns consumidores acabaram por cair na teia, ou desconfiaram do contacto e pediram esclarecimentos.

De acordo com aquela jurista, a delegação regional de Évora da Associação de Defesa do Consumidor está a receber “alguns pedidos de informação” feitos por consumidores sobre esta empresa, que se apresenta como ‘Associação de Médicos Voluntários’.

“São consumidores com mais de 50 anos que nos relatam que receberam um telefonema para efetuar um rastreio das doenças de Alzheimer e de Parkinson”, diz a jurista, citada pela Renascença.

Em destaque

Subir