Ainda não está disponível no mercado, mas o Mini Power – uma pequena peça de cartão que recarrega o telemóvel – promete agitar a indústria e fazer concorrência às baterias que são descartáveis. A bateria biodegradável de Tsung Chih-Hsien é um conceito que já obteve reconhecimento: foi premiado nos ‘Red Dot Award: Design Concept 2014’.
No futuro, poderá ser possível adicionar algumas horas de autonomia à bateria do seu telemóvel graças a um pedaço de cartão biodegradável.
Na verdade, chamar “pedaço de cartão” à ideia do designer Tsung Chih-Hsien é extremamente redutor, já que se trata de uma ideia revolucionária que mereceu um prémio nos ‘Red Dot Award: Design Concept 2014’, na categoria de design para telemóveis.
Chama-se ‘Mini Power’ e representa um conceito amigo do ambiente, que vem fazer concorrência a baterias descartáveis já existentes no mercado, mas agressivas para a natureza.
O processo de recarregamento do telemóvel faz-se através da energia gerada pela celulose – o grande elemento do papel, com matéria condutora de energia – e tinta com nanotubos de carbono.
São dispensáveis quaisquer produtos químicos, ou revestimentos como os plásticos, que podemos encontrar nas baterias que conhecemos.
Além do seu peso reduzido, outra das vantagens é a sua dimensão: esta bateria é extremamente pequena e, desse modo, mais prática do que os modelos tradicionais.