Economia

A Autoridade Tributária manda-o pagar dívidas? Confirme se a mensagem não é falsa

financasfinancas bigA Autoridade Tributária alertou hoje para a circulação, através de email, de uma mensagem falsa para o pagamento de dívidas e que ameaça incluir o contribuinte na Lista de Devedores. As Finanças recomendam cuidado com os pedidos para “descarregar e instalar” um software “malicioso”.

Há uma mensagem a circular, na internet, que intima os contribuintes a pagarem as dívidas fiscais, sob a ameaça de serem incluídos na Lista de Devedores. Só que essa mensagem é falsa, alerta a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Em comunicado, a AT salientou ter tomado conhecimento de uma mensagem “falsa e fraudulenta, que deve ser ignorada”.

Os autores dessa fraude pretendem que os contribuintes, com medo de represálias do fisco (nomeadamente a inclusão na Lista de Devedores), carreguem numa ligação (‘link’) para “descarregar e instalar” um software “malicioso”, explicou a AT.

As Finanças recordam que, em qualquer comunicação com os contribuintes efetuada por email, menciona sempre o nome e o número fiscal.

Cabe aos contribuintes suspeitarem sempre de ‘links’ e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas, assim como confirmarem os conteúdos de mensagens eletrónicas ou de sites na internet junto da fonte.

Uma das medidas de segurança fundamentais, acrescentou o comunicado da AT, é nunca revelar ou fornecer a terceiros as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Os destinatários que tenham recebido a mensagem “falsa e fraudulenta” devem apagá-la logo que possível. Uma precaução que devem repetir sempre que recebam uma mensagem de origem desconhecida ou com conteúdo duvidoso.

Em destaque

Subir