Nas Notícias

A arte desta mulher é pintar com a tinta de ovos… paridos

ovos paridos Miló Moiré ‘deu à luz’ uma nova forma de arte, na Alemanha. A artista suíça pariu ovos cheios com tinta, usada para pintar uma tela. Quem assistiu à performance completa viu uma mulher nua, em ‘trabalho de parto’, a usar “o poder criativo da feminilidade”.

Durante uma feira internacional de arte em Colónia, na Alemanha, uma mulher pariu ovos com tinta, usada de seguida para pintar uma tela.

Miló Moiré, uma artista suíça, apoiou-se em duas escadas articuladas, em frente ao recinto onde decorria a feira, para parir os ovos.

Completamente nua, a mulher entrou em ‘trabalho de parto’, a ‘dar à luz’ ovos que, ao caírem sobre uma tela em branco, partiam-se em explosões de cor.

A performance “The PlopEgg Painting Performance # 1 – A Birth of a Picture” é “uma porta mental” que, segundo Miló Moiré, abre para “um acidente deliberado” entre “os contextos da arte (a performance), o comércio (a feira) e a opinião criativa (os media)”, justificou a artista.

A opção pela nudez é justificada com a necessidade de uma rutura artística: “lentamente, o ovo deixa o canal ‘natalício’ da artista e explode na tela, o vermelho expande-se. O ovo seguinte contém outra cor e, pouco a pouco, acompanhado apenas por sonosros ‘plops’, uma obra de arte abstrata emerge: arcaica, incontrolável e intuitivamente”.

“A ‘PlopEgg Painting’ provoca por si só uma cadeira de pensamentos: sobre o medo da criação, o forte simbolismo do casual e o poder criativo da feminilidade. A comparação com sensações selvagens emerge e, pela intensidade do que é visto e experimentado, algo se torna claro: a arte precisa com frequência de ser corporizada para se manifestar”, descreveu Miló Moiré.

O vídeo contém imagens que podem ferir a susceptibilidade.

Em destaque

Subir