Tecnologia

80 mil documentos de Einstein já estão disponíveis na internet

EinsteinA vida mais íntima de Albert Einstein vai ser revelada na internet através de cerca de 80 mil documentos que compõem o arquivo, incluindo correspondência pessoal com amantes e um postal comovente para a mãe que estava doente. Tudo isto, foi disponibilizado pela Universidade Hebraica de Jerusalém, estabelecimento de ensino superior que o físico ajudou a fundar e a quem o físico legou milhares de documentos em testamento.

Longe de adivinhar que um dia seria possível, Einstein vai mesmo ter documentos privados e pensamentos íntimos online, que incluem devaneios políticos, cartas secretas à sua amante e um rabisco da fórmula ‘E=mc2’.

A Universidade Hebraica de Jerusalém, estabelecimento de ensino superior que o físico ajudou a fundar e legou milhares de documentos em testamento, disponibiliza através da internet 80 mil documentos através da internet.

A documentação do físico e vencedor de um Nobel que morreu há 57 anos são disponibilizados em alta resolução, fotografias, artigos científicos e textos do cientista sobre vários temas como o armamento nuclear ou o conflito israelo-árabe, entre outros.

Segundo os responsáveis do projeto agora veiculado na Web, o arquivo vai ser bastante útil para estudantes de todo o mundo que assim passam a ter acesso ao trabalho de um dos maiores génios de sempre.

Muitos destes documentos estavam fechados num armazém da universidade e apenas alguns estavam disponíveis na internet.

Em destaque

Subir