Hoje é dia

8 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Alfabetização

Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização, efeméride assinalada pela UNESCO, com o objetivo de combater o analfabetismo e as desigualdades de um mundo globalizado.

A 8 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização, com a finalidade de aumentar os níveis de alfabetismo e promover a igualdade de direitos.

Esta data surge após a tomada de consciência, por parte da comunidade internacional, de que a promoção da alfabetização deve ser uma luta constante, tendo em vista conquistas como a paz, a erradicação da pobreza e a democratização.

A UNESCO leva a cabo diversas iniciativas, que têm como denominador comum lutar por esta meta que está longe de ser cumprida.

A ação ‘Educação para Todos’ pretende aumentar os níveis de alfabetismo até 50 por cento, sendo que 2015 é o limite para esse objetivo. Por isso, o dia 8 de setembro deve ser sublinhado no calendário.

Neste dia, em 1636, é fundada a prestigiada Universidade de Harvard, a primeira instituição de ensino superior dos EUA.

Nasceram a 8 de setembro D. Sancho II de Portugal (1207), Marin Mersenne, matemático francês (1588), e Manuel Luís Maldonado, historiador, sacerdote católico e militar açoriano (1644).

Nasceram ainda Ozias Humphrey, pintor inglês (1742), Antonín Dvořák, compositor checo (1841), Peter Sellers, ator britânico (1925), José Torres, ex-futebolista português (1938), Heather Thomas, atriz e escritora norte-americana (1957), e Stefano Casiraghi, empresário italiano (1960).

Morreram a 8 de setembro Francisco de Quevedo, escritor espanhol (1645), Hermann von Helmholtz, médico e físico alemão (1894), Richard Strauss, compositor e maestro alemão (1949), Percy Spencer, inventor do microondas (1970), e Willard Frank Libby, químico norte-americano (1980).

Além do Dia Internacional da Alfabetização, hoje assinala-se também o Dia Internacional do Jornalista e o Dia Mundial da Fisioterapia.

Em destaque

Subir