Tem 8 anos e engordou dez quilos em dois meses para salvar o pai
Cao Yinpeng era apenas um menino de 8 anos até que soube que o pai estava a morrer de leucemia. Em dois meses, engordou os dez quilos de que precisava para ser aceite como dador de medula óssea.
O caso ocorreu no verão e tornou-se viral na China, em particular na rede social Weibo. Mas só agora é que ocorreu o verdadeiro desfecho da história, levando a que fosse conhecida em todo o mundo.
A família de Cao Yinpeng, de Xuzhou (na província chinesa de Jiangsu), teve de interromper a preparação de umas férias na Austrália porque Cao Lei (o pai do menino) ficou a saber que tinha leucemia.
O tratamento era tão caro que a família cancelou as férias e teve mesmo de vender o apartamento, passando a viver com os pais de Zhang Lin (a mãe da criança).
Mas faltava o mais fundamental: um dador de medula que fosse compatível Cao Lei. E Cao Yinpeng, apesar de ser menor, não podia doar porque estava muito abaixo do peso mínimo (45 quilos).
À quarta ronda de quimioterapia, no final da primavera, o estado de Cao Lei tinha decaído tanto que o único dador compatível era mesmo o próprio filho.
E Cao Yinpeng doou mesmo medula ao pai: em apenas dois meses, engordou os dez quilos de que necessitava para ter o peso mínimo para a cirurgia.
O menino de 8 anos salvou a vida ao pai, mas a família continuava com um problema de grave resolução: o pagamento dos tratamentos médicos.
A solução chegou já no outono: a notícia do gesto de Cao Yinpeng espalhou-se e várias pessoas começaram a contribuir com donativos.
As contas mais recentes apontam para que mais de 5300 pessoas tenham doado quase 200 mil yuans (cerca de 26.600 euros) a esta família chinesa.
Pagas as dívidas, Cao Yinpeng e os pais preparam agora a tão desejada visita à Austrália.