Nas Notícias

67P, o cometa que ‘sua’ dois copos de água a cada segundo que passa

67p O cometa 67P vai dar a volta ao Sol e leva com ele uma sonda de fabrico humano. Na primeira análise, a 350 mil quilómetros de distância, a Rosetta mediu a quantidade de vapor de água emitida pelo cometa: 300 mililitros por segundo, o suficiente para encher dois copos.

Os cientistas já sabiam que o cometa 67P emitia vapor de água: nunca imaginaram era que fosse tanto!

O corpo celeste está a ser acompanhado pela sonda Rosetta, que vai ser a ‘sombra’ do 67P enquanto este der a volta ao Sol. Na primeira aproximação, que colocou a Rosetta a apenas 350 mil quilómetros do cometa, a sonda mediu a quantidade de vapor de água emitida devido à proximidade com a estrela.

O resultado surpreendeu os cientistas da Agência Espacial Europeia: o cometa ‘sua’ uma média de 300 mililitros de vapor de água por segundo, o suficiente para encher dois copos.

“Sempre soubemos que veríamos vapor de água a sair do cometa, mas ficámos surpreendidos por o ver a acontecer tão cedo”, admitiu Sam Gulkis, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Conforme os cometas se vão aproximando das estrelas, numa órbita elíptica, o calor emitido pelas estrelas faz com que as rochas libertem rastos de poeira, gases e água. O aumento da temperatura (com a maior proximidade) faz com que a água passe de congelada a vapor.

A Rosetta foi concebida para ser a ‘sombra’ do 67P nesta jornada em torno do sol, devendo registar a aproximação máxima ao cometa a 6 de agosto, quando ficar somente a 100 mil quilómetros.

Neste vídeo, falado em italiano, constam algumas imagens que demonstram os planos de aproximação:

Em destaque

Subir