Hoje é dia

6 de novembro, nasce a poetisa Sophia de Mello Breyner

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de novembro de 1919. Foi uma das mais importantes poetisas lusas do século XX e a primeira a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa: o Prémio Camões, em 1999.

Hoje é dia de recordar Sophia de Mello Breyner, escritora de origem dinamarquesa, cujo bisavô desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou a região, tendo o seu filho comprado, em 1895, a Quinta do Campo Alegre, hoje Jardim Botânico do Porto.

Criada na velha aristocracia portuense, Sofia de Melo Breyner foi educada com valores tradicionais cristãos, tornando-se dirigente de movimentos universitários católicos, numa altura em que a poesia já fazia parte da sua vida.

Viria a tornar-se num dos símbolos de uma atitude política liberal, apoiando o movimento monárquico e denunciando o regime salazarista e os seus seguidores.

Em 1946, casa com Francisco Sousa Tavares, jornalista, político e advogado, sendo mãe de cinco filhos: uma professora universitária de Letras, um jornalista e escritor de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramista e uma terapeuta.

E foram precisamente os filhos que motivaram Sophia a escrever contos infantis. Recebe o Grande Prémio de Poesia, da Sociedade Portuguesa de Escritores, em 1964, pelo ‘Livro Sexto’.

Mas Sophia de Mello Breyner Andresen manteve sempre uma atividade cívica intensa, que cruza a ditadura, até ao 25 de Abril. Com a Liberdade, é eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto.

Foi também tradutora de Dante Alighieri e de Shakespeare e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Distinguiu-se com contos e com diversos livros infantis: ‘A Menina do Mar’, ‘O Cavaleiro da Dinamarca’, ‘A Floresta’, ‘O Rapaz de Bronze’, ‘A Fada Oriana’, entre outros.

Além do reconhecimento dos leitores, recebeu diversas distinções, das quais se destaca o Prémio Camões, em 1999, e o Prémio Rainha Sofia, quatro anos mais tarde.

Sofia de Mello Breyner faleceu, aos 84 anos, a 2 de julho de 2004, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Hoje, a sua memória é homenageada.

Nasceram a 6 de novembro Adolphe Sax, inventor belga de instrumentos musicais (1814), Sophia de Mello Breyner, poetisa e escritora portuguesa (1919), e Arturo Sandoval, músico cubano (1949).

Morreram neste dia Antoine Busnois, compositor e poeta francês (1492), Andrey Bolshoy, príncipe russo e filho de Basílio II da Rússia (1493), e Pietro Casola, escritor e sacerdote italiano (1507).

Morreram ainda Catarina, a Grande, imperatriz russa (1796), John Barber, engenheiro inglês (1801), Eugène Pottier, poeta e revolucionário francês (1887), Tchaikovsky, compositor russo (1893), e Hans Karl August Simon von Euler-Chelpin, químico sueco (1964).

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias