5 regras de ouro para ter um intestino saudável
Saiba 5 regras para conseguir ter um intestino saudável e, desse modo, evitar complicações de saúde.
É comum dizer-se que o intestino é o nosso segundo cérebro e, por isso, é fundamental ter um intestino a funcionar corretamente para que a nossa vida seja equilibrada e distante do consultório médico. Por isso, deixamos 5 regras de ouro para ter um intestino saudável.
1 – Beba água fora das refeições
Se o nosso mundo é, em grande parte, preenchido por água, também o nosso corpo o é. E nada melhor do que manter o corpo em perfeitas condições com uma frequente ingestão de água. Assim, beber cerca de 1,5 litros de água por dia fora das refeições vai ajudar o seu intestino a trabalhar bem melhor.
Os médicos consideram que o trânsito intestinal fica melhor quando se bebe muita água fora das refeições mas existem outros truques para que o seu intestino seja saudável.
2 – Não adie idas à casa de banho
Adiar as idas à casa de banho é um erro e muito comum em grande parte da população. Seja por estar a trabalhar ou concentrada em diferentes tarefas, a verdade é que atrasar uma ida à casa de banho vai ser prejudicial para o bom funcionamento do intestino.
3 – Caminhe que faz bem
Caminhar é uma atividade física que faz bem a vários órgãos do corpo humano e um deles é o intestino. Caminhe para o seu próprio bem, uma vez que as caminhadas potenciam a evacuação.
4 – Cuidado com as carnes vermelhas
Gosta de um bom naco? Não diz que não a uma carne vermelha? Então é melhor começar a repensar a sua alimentação. Uma das regras de ouro para ter um intestino saudável é não comer regularmente muita carne vermelha, sobretudo se esta for mal passada. Este tipo de proteínas poderá potenciar o aparecimento de pólipos no intestino.
5 – Atenção às fibras solúveis em água
A ingestão de fibras solúveis em água são inimigas da boa saúde dos seus intestinos dado que este não as absorve e acabam por derivar para o cólon. Aí, frequentemente são apanhadas por bactérias que fazem com que aumente a libertação de gases.
Estas são as 5 dicas de ouro que você pode controlar para manter o seu intestino saudável. Mas saiba também que deverá avaliar regularmente a condição do seu intestino através de rastreios.
Tomar atenção ao seu intestino através de um diagnóstico precoce permite acautelar o possível aparecimento de doenças.
A que sinais devemos estar atentos?
Desse modo, você deve estar atento a alguns sinais que podem gerar alarme como, por exemplo, a perda de sangue nas fezes.
Se tiver dificuldades em evacuar (obstipação) também é um sintoma de que algo poderá não estar a funcionar corretamente com o seu intestino.
O aparecimento frequente de períodos de diarreia também deve despertar em si sinais de alarme, tal como uma distensão abdominal ou algum tipo de dor ou desconforto na barriga.
O intestino é um órgão fundamental e você sabia que um estudo da Universidade de Coimbra revelou como a doença de Parkinson pode ter origem no intestino?
O artigo científico está disponível nesta ligação.
Agora, aproveite estas 5 regras de ouro para manter o seu intestino saudável para que continue a viver por muitos e bons anos com saúde, afinal o bem mais precioso.