Hoje é dia

5 de outubro, é proclamada em Lisboa a República Portuguesa

A 5 de outubro de 1910, é proclamada em Lisboa a República Portuguesa, facto que encerra mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal.

A Implantação da República Portuguesa resultou de um golpe de Estado, organizado pelo Partido Republicano Português.

No dia 5 de outubro de 1910, monarquia constitucional foi destituída, o que provoca a implantação de um regime republicano em Portugal.

Na origem daquele golpe de Estado estiveram a instabilidade política e social e a subjugação do país aos interesses coloniais britânicos. Além disso, também as despesas e luxos da família real, o poder da igreja, o sistema de alternância de dois partidos no poder (Progressistas e os Regeneradores) e a ditadura de João Franco.

Todos estes factos contribuíram para que a monarquia entrasse num processo de erosão, que levou os defensores da República, particularmente o Partido Republicano, a avançar para o golpe de Estado.

Este partido era o único que tinha um programa que pretendia devolver o prestígio perdido e colocar Portugal na rota do progresso.

5 de outubro, República proclamada às 9h00

A República foi proclamada às 9h00, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.

Seguiu-se um governo provisório, liderado por Teófilo Braga, que dirigiu Portugal até à aprovação da Constituição de 1911, que dá início à Primeira República Portuguesa.

Hoje, dia 5 de outubro, celebra-se esse facto histórico.

Nasceram a 5 de outubro

Nasceu a 5 de outubro Louis Jean Lumière, um dos ‘pais’ do cinema (1864). Nasceram também Robert Hutchings Goddard, inventor norte-americano (1882), Václav Havel, político checo (1936), e Marie Lafôret, cantora francesa (1939). Neste dia também se assinalam os nascimentos de Brian Johnson, vocalista dos AC/DC (1947), e Bob Geldof, cantor, compositor e humanista irlandês (1951).

Morreram neste dia

Morreram neste dia Frédéric Auguste Bartholdi, escultor francês, autor da Estátua da Liberdade (1904), e Roland Garros, jogador de ténis e pioneiro da aviação francesa (1918). Alfred Louis Kroeber, antropólogo norte-americano (1960), e Steve Jobs, cofundador da Apple (2011), também morreram neste dia.

Hoje, assinala-se o Dia Mundial dos Professores.

Em destaque

Subir