Hoje é dia

4 de agosto, morre Hans Christian Andersen, nascem Armstrong e Obama

Um escritor brilhante, um músico arrebatador e um político consensual. O dia 4 de agosto une Hans Christian Andersen, Louis Armstrong e Barack Obama.

São três nomes de áreas distintas, cada um dos quais distinto na sua área. O escritor dinamarquês de histórias infantis e o músico norte-americano morreram mas tornaram-se imortais. Obama não é imortal, mas já inscreveu o seu nome na história política mundial.

Hans Christian Andersen morreu neste dia, em 1875, Louis Armstrong e Barack Obama assinalam 4 de agosto como data de nascimento. Hoje, recorda-se um genial contador de histórias e uma voz imensa. E sopra-se mais uma vela a um político capaz de gerar consensos, numa América dividida.

Quatro de agosto tem uma curiosidade: terá sido neste dia, em 1693, que Dom Pérignon inventou o champanhe.

Foi também neste dia, em 1944, que a Gestapo, polícia secreta alemã, captura Anne Frank e a família, em Amesterdão, Holanda, graças a um agente infiltrado que cedeu informações. Anne viria a morrer num campo de concentração, sendo que o seu diário tornou-se mundialmente conhecido.

Nasceram a 4 de agosto John Venn, matemático britânico (1834), Louis Armstrong, músico norte-americano (1901), Billy Bob Thornton, ator norte-americano (1955), José Luis Rodríguez Zapatero, antigo primeiro-ministro da Espanha (1960) e Barack Obama, político norte-americano (1961).

Morreram neste dia François-André Vincent, pintor francês (1816), Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis (1875), Paul Murry, desenhador norte-americano (1989) e Cyro dos Anjos, jornalista, professor, romancista e ensaísta brasileiro (1994).

Em destaque

Subir