Nas Notícias

370 mil portugueses sem emprego há mais de um ano

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), houve um aumento de dois por cento no desemprego de longa duração.

Dados divulgados esta quarta-feira pelo INE revelam que o desemprego de longa duração (um ano ou mais) cresceu dois por cento no segundo trimestre (entre abril e junho) de 2011. Mais de 370 mil portugueses não trabalham há um ano ou mais, o que significa um aumento de mais de sete mil pessoas comparativamente ao período de janeiro, fevereiro e março.

Contudo, as subidas ficam-se apenas nessa parte. Na generalidade dos dados, o desemprego diminuiu cerca de três décimas (de 12,4 para 12,1 por cento). Segundo o INE, para tal descida contribuiu a diminuição do desemprego em cerca de nove mil mulheres e cinco mil homens.

Segundo o Público, os números não são mais favoráveis devido ao aumento de pessoas desempregadas com idade igual ou superior a 45 anos e ao aumento do desemprego de longa duração.

Ainda segundo o mesmo diário, o Algarve continua a ser a região de Portugal com maior percentagem de desempregados, seguida de Lisboa, Madeira e a região do norte do país.

O centro, os Açores e o Alentejo continuam na frente relativamente às taxas menores de desemprego. Em média, estas regiões registam uma percentagem de 10 por cento de população desempregada.

Em destaque

Subir