Nas Notícias

3500 idosos vivem sós em Lisboa, PSP alerta para 1200 mortes assinaladas em 2011

idoso abandonadoA Polícia de Segurança Pública (PSP) lança o alerta: há 3500 idosos que vivem sozinhos, apenas na Área Metropolitana de Lisboa. Destes, aquela força de segurança apenas consegue prestar auxílio a 900. No ano passado, morreram em média cerca de três idosos por dia sem assistência médica, vítimas do abandono.

O elevado número de idosos que vivem sem acompanhamento levou a PSP a manifestar preocupação sobre a terceira idade. E os números relativos a Lisboa são, por si só, esclarecedores: há 3500 idosos que vivem sozinhos, sendo que 2600 não têm apoio daquela força de segurança, que apenas consegue chegar a 900 idosos da área metropolitana.

Esses idosos estão em situação de risco, quer por razões que se prendem com a saúde, quer pela vulnerabilidade a assaltos. No caso dos problemas de saúde, outro indicador suscita a preocupação da PSP: em 2011, cerca de 1200 idosos morreram sem assistência médica, média superior a três por dia.

Perante esta realidade, a PSP vai levar a cabo, nesta quarta-feira, um seminário onde reunirá diversos especialistas. Em discussão vão estar os problemas da terceira idade, desde o abandono familiar, à ausência de acompanhamento médico, passando pelas dificuldades económicas que suscita o agravamento dos quadros de saúde.

Os idosos sem família por perto estão, segundo a PSP, numa situação de grande vulnerabilidade e o elevado número de mortes que se assinalou no ano passado deve provocar uma reflexão.

De acordo com o Diário de Notícias, a Câmara Municipal de Lisboa promete agir, já em 2013, através da distribuição de aparelhos que permitem a estes idosos que vivem sós pedir assistência. Hoje, a autarquia lisboeta vai rubricar um protocolo com a Portugal Telecom, no sentido de permitir aos idosos um novo serviço de tele-assistência.

Além dos problemas de saúde, os idosos estão mais sujeitos à criminalidade. Na semana passada, recorde-se, uma idosa foi descoberta em casa, morta por estrangulamento, no interior de um armário. A polícia e os bombeiros descobriram a octogenária sem vida, na sua residência. A Polícia Judiciária está a investigar o crime, que ocorreu na Aroeira, na Charneca da Caparica.

Em destaque

Subir