Hoje é dia

30 de novembro, nascem Twain e Churchill, morrem Zé Pedro, Oscar Wilde e Pessoa

Hoje é dia de recordar quatro grandes nomes da história mundial, em diferentes áreas, sobretudo da literatura, mas também da política. A 30 de novembro nasceram o escritor norte-americano Mark Twain e o estadista britânico Winston Churchill. Também neste dia morreram Oscar Wilde, escritor irlandês, Fernando Pessoa, poeta português, e Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, que tinha 61 anos.

O crítico literário Harold Bloom considerou a obra de Pessoa “um legado da língua portuguesa ao mundo”.

Mark Twain nasceu em 1835, mundialmente famoso, mais conhecido pelas Aventuras de Tom Sawyer (1876) e pelas Aventuras de Huckleberry Finn (1885), este último considerado o mais belo romance americano. Twain morreria em 1910, já depois do nascimento do estadista britânico Winston Churchill, em 1874.

Churchill ficou sobretudo famoso pelo seu desempenho da função de primeiro-ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial.

Exerceu o cargo por duas vezes, mas não foi apenas na política que se distinguiu. Orador e estadista notável, foi oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista. É o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prémio Nobel de Literatura.

Oscar Wilde nasceu em Dublin, a 16 de outubro de 1854. Em 1892, dá início a uma série de bem sucedidas histórias, que são considerados clássicos da dramaturgia britânica da atualidade. Wilde foi pioneiro na criação de filmes de drama e de ação.

Com o reconhecimento da elite literária, adota hábitos de vida marcados pela excentricidade.

Também a 30 de novembro, em 1935, morre Fernando Pessoa, um dos grandes nomes da História da Literatura portuguesa e universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.

O crítico literário Harold Bloom considerou a obra de Pessoa “um legado da língua portuguesa ao mundo”.

Nasceram a 30 de novembro Andrea Palladio, arquiteto italiano (1508), Charles-Valentin Alkan, compositor francês (1813), Mark Twain, escritor norte-americano (1835), Nils Gustaf Dalén, físico sueco (1869), Winston Churchill, estadista britânico (1874), Ridley Scott, realizador e produtor de filmes inglês (1937), e Billy Idol, músico inglês (1955).

Morreram neste dia Catarina de Bragança, rainha consorte britânica (1705), Brook Taylor, matemático inglês (1731), Oscar Wilde, escritor irlandês (1900), Alfredo César de Andrade, pintor português (1915), Fernando Pessoa, poeta português (1935), António Jesus Correia, futebolista e hoquista português, um dos ‘cinco violinos’ do Sporting (2003), e Peter Hofmann, cantor de ópera alemão (2010).

Em destaque

Subir