Hoje é dia

30 de julho, nasce Eunice Muñoz, uma das maiores atrizes portuguesas

No dia 30 de julho de 1928, nasceu, na Amareleja, Eunice Muñoz, mulher das Artes que viria a cumprir o sonho de ser atriz, tornando-se numa referência da representação em Portugal.

É considerada uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos, uma referência, no cinema, na televisão e, sobretudo, no teatro, chão que pisou até ao final de uma carreira notável.

Assim, hoje é dia de fazer uma vénia a Muñoz, no dia em que se assinala o aniversário do seu nascimento. Foi uma longa vida, sempre curta de mais, em virtude da dimensão do seu trabalho e do seu contributo para a arte que encarnou, desde muito jovem.

Membro de uma família de atores, Eunice Muñoz aprendeu a lidar com o teatro. A estreia dá-se em 1941, na peça ‘Vendaval’, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II.

Poucas representações bastaram para se perceber a imensidão do seu talento. Palmira Bastos, Raul de Carvalho, João Villaret e Amélia Rey Colaço reconheceram o diamante em bruto, que teria de ser lapidado naquela companhia.

Como aluna da Escola de Teatro Conservatório Nacional, torna-se célebre em ‘A Casta Susana’, de Georg Okonkowikski. Termina o Conservatório, com 18 valores.

Eunice vai sendo lapidada – popularizando-se no Teatro Variedades, ao lado de Vasco Santana e Mirita Casimiro –, até que em 1946 se estreia no cinema. E fá-lo com distinção, com uma representação premiada, no filme ‘Camões’, de Leitão de Barros.

Apesar de ter encarnado diversas artes, entre as quais a declamação de poemas, o teatro foi sempre a sua casa e em décadas de carreira contracena com grandes nomes, em peças de grandes autores, nos maiores palcos nacionais.

Ao longo da sua vida, colecionou prémios e distinções, o público verga-se perante a grande atriz.

Eunice Muñoz morre a 15 de abril de 2022, deixando um legado eterno.

Nascimentos a 30 de julho

Nasceram a 30 de julho Giorgio Vasari, arquiteto e pintor italiano (1511), Henry Ford, fabricante de automóveis norte-americano (1863), Vladimir Zworykin, engenheiro eletrónico naturalizado norte-americano, inventor da televisão (1889) e Eunice Muñoz, atriz portuguesa (1928).

Nasceram ainda Nicolau Breyner, ator português (1940), Paul Anka, cantor e compositor canadiano (1941), Arnold Schwarzenegger, ator austríaco naturalizado norte-americano e governador da Califórnia (1947), e Kate Bush, cantora inglesa (1958).

Óbitos a 30 de julho

Morreram neste dia o Papa Bento I (579), Otto von Bismarck, político alemão (1898), Guilhermina Suggia, violoncelista portuguesa (1950), Julia Robinson, matemática norte-americana (1985), e Verner Suomi, norte-americano considerado o pai da meteorologia por satélite (1993).

A 30 de julho assinala-se a morte de Ingmar Bergman, realizador e dramaturgo sueco (1993), e Michelangelo Antonioni, realizador italiano (1993).

Em destaque

Subir