Hoje é dia

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata e músico, ganhou notoriedade no Renascimento e transformou-se numa personalidade eterna, defendendo que o Homem é mau por natureza.

Maquiavel criou um pensamento e uma ciência, que defende o Estado e o Governo como realmente são, e não como deveriam ser. Alguns estudos defendem que a sua obra foi mal interpretada. Foi alvo de muitas críticas, postumamente, de tal forma fortes e incisivas que foi criado um adjetivo a partir do seu nome: maquiavélico, sinónimo de “astuto” ou “perverso”.

Entrou para a política aos 29 anos e observou grandes nomes do seu tempo. Essa experiência permitiu-lhe criar postulados para a sua obra. Acreditava que a história se repete, pelo que considerava a sua escrita útil, no sentido de permitir que se evitasse cometer os mesmos erros.

Maquiavel foi acusado de não ter uma visão crítica, por ser incapaz de separar factos e mitos. A sua visão da história era considerada “ingénua”.

No centro da ética em Maquiavel está o contraponto à ética cristã. Segundo esta, os governantes e Estados estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com o pensamento maquiavélico, o Estado pode praticar todo tipo de violência, seja aos seus cidadãos, seja a outros Estados.

Maquiavel defendia que o Homem é mau, por natureza, e pretende obter o proveito máximo a partir do menor esforço. “Mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos costumes”, defendia.

O seu pensamento foi criticado, deu origem a adjetivos, mas a verdade é que Maquiavel se tornou eterno. Estará o ser humano a cometer os mesmos erros? Será que a História se repete?

Outros factos históricos do dia 3 de maio contam-se a partir da descoberta da Jamaica, por Cristóvão Colombo, em 1494.

Em Chicago, comemorou-se a 3 de maio de 1908 o primeiro ‘Women’s Day’ [Dia das Mulheres], no Garrick Theather. Mais de 1500 mulheres libertam as suas reivindicações, pela igualdade económica e política, luta que permanece, nos dias de hoje.

Já a 3 de maio de 1999, um tornado F5 (provável F6) varre Oklahoma, nos EUA, com ventos superiores a 500 quilómetros por hora. O euro é ratificado como moeda única na União Europeia neste dia, em 2002.

Nasceram a 3 de maio D. João II, 13.º rei português (1455), Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano (1469), Alexis Clairaut, matemático francês (1713), Rei Carlos XV da Suécia (1826), Andy Adams, escritor norte-americano (1859), Marcel Dupré, músico francês (1886), Golda Meir, ex-primeira-ministra de Israel (1898), Bing Crosby, ator e cantor norte-americano (1903), Vasco Gonçalves, político português (1922), e James Brown, cantor e compositor norte-americano (1933).

Morreram neste dia Mehmed II ‘O Conquistador’, sultão otomano (1481), Pierre Le Gros, o Jovem, escultor francês (1719), Papa Bento XIV (1758), Francesco Algarotti, filósofo, crítico e escritor de ópera italiano (1764), Armando José Fernandes, compositor português (1983), e Walter Schirra, astronauta norte-americano (2007).

Hoje, assinalam-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o Dia do Parlamento, Dia Internacional do Sol e Dia da Guarda Nacional Republicana.

Em destaque

Subir