Hoje é dia

27 de setembro, morrem Cosme e Damião, médicos que exerciam por caridade

Neste dia recordam-se os santos Cosme e Damião, irmãos gémeos que morreram a 27 de setembro, no ano 300 depois de Cristo. Foram médicos por caridade, exerceram a função por amor ao próximo, numa missão literalmente sem preço.

Cosme e Damião foram médicos santificados, em virtude da sua obra humanitária, por terem exercido medicina sem cobrar os seus serviços.

A festa de São Cosme e São Damião é celebrada precisamente a 26 de setembro, pela Igreja Católica, e no dia 27 de setembro, dia da sua morte, pelas religiões afro-brasileiras.

A Igreja Ortodoxa celebra estes santos no primeiro dia de novembro.

Nasceram neste dia Luís XIII, Rei da França e de Navarra (1601), William Conrad, ator e narrador norte-americano (1920), Paulo Santoro, diretor brasileiro (1953), e Avril Lavigne, cantora canadiana (1984).

Morreram neste dia Cosme e Damião, irmãos gémeos de origem árabe, martirizados na época de Diocleciano (295), e o Papa Urbano VII (1590, morre 13 dias após a sua subida ao Sumo Pontificado, tornando-se o Papa com o reinado mais curto de sempre).

Morreram também Edgar Degas, pintor impressionista francês (1917), Sylvia Pankhurst, defensora do sufrágio feminino (1960), Cliff Burton, baixista dos Metallica (1986), e James Harold Doolittle, general americano (1993).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Turismo.

Em destaque

Subir