Mundo

Tem 27 anos e é o bilionário mais jovem do mundo

Segundo a Forbes, John Collison, irlandês de 27 anos, é o bilionário mais novo de um total de 2043 bilionários – o maior número desde há 31 anos. O empreendedor fundou uma empresa em 2007, sendo que criou, mais tarde, uma nova plataforma com o seu irmão, que o coloca no “topo” desta lista.

Em conjunto com o irmão Patrick, agora com 29 anos, John Collison criou, em São Francisco, o Stripe – uma plataforma de software que permite pagamentos online.

Estes irmãos são dois dos quatro bilionários “self-made” com idade até aos 30 anos, mas a história começou há bastante tempo.

Em 2007, então com 17 anos, John co-fundou um sistema que gerava leilões online, o Shuppa, que vendeu um ano mais tarde por cinco milhões de dólares.

Aproveitou para estudar física na Universidade de Harvard antes de, em 2011, fundar o Stripe, tendo o seu irmão como sócio.

Até hoje, o Stripe arrecadou mais de 450 milhões de dólares através de investidores, dos quais se destacam Visa, American Express ou Elon Musk. De acordo com a Wired, a plataforma está avaliada em 9,2 biliões de dólares.

“É fácil para as pessoas pensarem que as melhores oportunidades já foram aproveitadas. Eu acho que isso não é de todo verdade”, esclareceu John.

Em declarações à Wired, John partilhou um conselho que, se tivesse a oportunidade, teria dado a si próprio quando era mais novo.

“O meu conselho para o meu eu mais novo seria o de não estar ‘ok’ com a forma como o mundo está mas, em vez disso, vê-lo como uma oportunidade”.

“Por exemplo, acho que ninguém está particularmente feliz com o seu operador de telemóvel. Se aparecesse um operador melhor, não acho que alguém ficaria particularmente surpreso”, conclui John.

Em destaque

Subir