Hoje é dia

27 de abril, morre Fernão de Magalhães, nasce Samuel Morse

Hoje é dia 27 de abril, data que marca o nascimento de Samuel Morse, inventor do código morse e do telégrafo com fios, e a morte de Fernão de Magalhães, navegador português que realizou a primeira viagem de circum-navegação terrestre.

Filho de uma família nobre, Fernão de Magalhães sempre se interessou pela descoberta do mundo, tornando-se num explorador de conhecimento, antes de deixar a sua marca na história.

A partir de 1506, o português viajou para as Índias Ocidentais, participando de diversas expedições militares nas Molucas, as Ilhas das Especiarias. A serviço do rei de Espanha, Fernão de Magalhães planeou e comandou a expedição marítima da primeira viagem de circum-navegação ao globo.

Fernão de Magalhães foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo, ao atravessar o estreito batizado com o seu nome – Estreito de Magalhães – e foi também pioneiro a cruzar o Oceano Pacífico.

Morreu em batalha, nas Filipinas, no ano de 1521, durante a expedição. Acabou substituído por Juan Sebastián Elcano, até ao regresso, em 1522.

No dia em que morre Magalhães, nasce, a 27 de abril de 1791, Samuel Finley Breese Morse, em Charlestown (EUA). Morse foi um inventor, físico e pintor. O código morse e o telégrafo com fios, criados em 1843, tornaram-no mundialmente famoso.

As suas descobertas permitiram-lhe arrecadar diversos prémios e distinções, provenientes de todo o mundo, que reconheceu a importância daquele invento na história da comunicação – Fernão de Magalhães ter-lhe-ia prestado uma homenagem…

Samuel Morse morreu em Nova Iorque, 2 de abril de 1872. Morreu rico, em virtude da proliferação de linhas telegráficas nos EUA.

Nasceram neste dia Carlota Amália de Hesse-Cassel, rainha-consorte da Dinamarca (1650), Edward Gibbon, historiador inglês (1737), Constantino Pavlovich da Rússia, grão-duque do Império Russo e Vice-rei da Polónia (1779), e Samuel Morse, inventor norte-americano (1791).

Nasceram ainda Ulysses S. Grant, 18.º Presidente dos EUA (1822), Sergei Prokofiev, compositor russo (1891), e Ari Vatanen, ex-piloto finlandês de ralis e deputado no Parlamento Europeu (1952).

Morreram neste dia Fernão de Magalhães navegador português (1521), Papa Leão XI (1605), Ferdinand Reich, químico alemão (1882), Ralph Waldo Emerson, escritor, filósofo e poeta americano (1882), e Charles Alston, professor, pintor e escultor afro-americano (1977).

Hoje, celebra-se o Dia Mundial do Design Gráfico e, no Brasil, o Dia da Empregada Doméstica.

Em destaque

Subir