Hoje é dia

26 de agosto, nascem Madre Teresa de Calcutá e Antoine Lavoisier

A 26 de agosto, recordam-se Madre Teresa de Calcutá, missionária católica, e Antoine Lavoisier, o pai da química moderna. Neste dia, morre Carlos Paião, cantor e compositor português.

Madre Teresa nasceu em 1910 na República da Macedónia, naturalizou-se indiana e é considerada a grande missionária do século XX, tendo sido beatificada pela Igreja Católica em 2003.

O reconhecimento mundial pela sua obra – da qual se destaca a fundação da congregação ‘Missionárias da Caridade’ – concretizou-se com o Prémio Nobel da Paz, a 17 de outubro de 1979.

Em 1997, aos 87 anos de idade, morreu de ataque cardíaco, quando preparava uma oração em memória da Princesa Diana, que falecera num acidente de automóvel em Paris.

E foi precisamente em Paris, também no dia 26 de agosto, mas em 1743, que nasceu Antoine Lavoisier, um químico francês, considerado o pai da química moderna.

Lavoisier foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Por outro lado, identificou e batizou o oxigénio, descobrindo que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O.

Este conhecimento que Antoine Lavoisier trouxe ao mundo da química revelou extremamente importante para a época, numa altura em que prevalecia a teoria de Tales de Mileto, segundo a qual a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

O francês Antoine Lavoisier ficou célebre pelas suas pesquisas sobre a conservação da matéria. Ficou ainda mais célebre pela autoria da célebre frase: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Morreu na capital francesa, em 1794.

Nasceram neste dia Antoine Lavoisier, químico francês (1743), Lee De Forest, físico e inventor norte-americano (1873), Albert Sabin, cientista polaco naturalizado norte-americano, criador da vacina oral para a poliomielite (1906), Madre Teresa de Calcutá, religiosa indiana (1910), Julio Cortázar, escritor argentino de origem belga (1914), Barbet Schroeder, realizador francês (1941), e Macaulay Culkin, ator norte-americano (1980).

Morreram a 26 de agosto Antoni van Leeuwenhoek, microbiologista holandês (1723), José Hipólito Vaz Raposo, advogado, escritor, historiador e político monárquico português (1953), Tex Avery, animador norte-americano (1980), Carlos Paião, cantor, autor e compositor português (1988), e Laura Branigan, cantora e atriz americana (2004).

Hoje, assinalam-se o Dia Internacional da Igualdade da Mulher e o Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Mais partilhadas da semana

Subir