Desporto

25.ª jornada: FC Porto, Benfica e SC Braga vão fazer sangue até ao fim

fcporto_lucho_1Fim de semana fica marcado mais uma vez pela troca de lugares no topo da classificação. FC Porto recuperou liderança e Benfica colocou SC Braga na terceira posição. Bracarenses continuam a dizer não à candidatura do título.

Fim de semana de emoções fortes no campeonato português, sobretudo no sábado, onde se disputou o jogo grande da jornada 25. Três primeiros continuam separados por apenas dois pontos.

FC Porto-Olhanense
No Dragão exigiam-se os três pontos ao FC Porto, que sabia que passadas horas Benfica, SC Braga, ou até ambos, iriam perder pontos. Do outro lado, uma formação do Olhanense, com Sérgio Condição a voltar ao Porto e em lugar confortável na tabela. Formação algarvia, mesmo com a derrota, ocupa a oitava posição da Liga Zon Sagres, com 29 pontos, a 11 pontos da despromoção.

Um dos destaques da partida vai para Fabiano, guarda-redes brasileiros do Olhanense, que foi adiando o golo dos dragões. Os restantes destaques vão precisamente para quem conseguiu contrariar essa tendência. Primeiro foi Lucho, aos 24 minutos, após remate ainda de fora da área. O segundo foi marcado por James Rodriguez, o seu 12.º. Boa combinação com o Hulk, e remate cruzado pela zona do penálti.

O FC Porto vencia e era líder à condição, um lugar que viria a ser seu em definitivo, horas mais tarde.

Benfica-SC Braga
O jogo da jornada 25 e uma partida importante para as contas finais do título. Sem Garay e Jardel, Jorge Jesus apostou em Miguel Vítor. Mais tarde, e após lesão do central português, o técnico encarnado viria a colocar Javi Garcia no centro da defesa.

Num Estádio da Luz bom composto mas longe de estar cheio, o Benfica foi melhor durante os 90 minutos. Leonardo Jardim procurou sempre entregar as despesas de jogo ao adversário, apostando em contra-ataques rápidos, e que até poderiam ter sido letais, não fosse a falta de pontaria de alguns bracarenses.

Golos só nos últimos 25 minutos, numa parte final de jogo imprópria para cardíacos. Primeiro foi Axel Witsel, na conversão de uma grande penalidade sofrida por Bruno César. Aos 78, Elderson confundiu a cabeça do extremo brasileiro com a bola e João Ferreira, bem, apontou para o castigo máximo.

A vantagem encarnada demorou apenas quatro minutos. Livre bem cobrado por Hugo Viana na direita, Artur ainda consegue defender mas deixa a bola à mercê de Elderson, que pôde assim redimir-se do penálti. Empate a uma bola e o Benfica parecia mais longe da luta pelo título.

Bruno César, já com dois minutos de compensação, viria a colocar novamente as águias na corrida. Combinação perfeita na direita com Gaitán, o argentino tira com classe Nuno André Coelho do caminho e entrega novamente a Bruno César, que com a maior calma do mundo colocou o Benfica novamente na frente.

Vitória encarnada e subida ao segundo lugar. Com a derrota, além do SC Braga deixar a liderança para o FC Porto, cai também para o terceiro lugar, agora a dois pontos do primeiro e a um do segundo.

União de Leiria-Sporting
Em Leiria os leões procuravam este domingo não perder terreno para o Marítimo, atual quarto classificado e que tinha ganho na sexta-feira a Académica, por 1-0, em Coimbra. Formação liderada por Ricardo Sá Pinto vinha com a moral da vitória frente ao Metalist. Por outro lado, o cansaço poderia ser um problema.

E na verdade a equipa parece ter-se ressentido do esforço da passada quinta-feira. Matias Fernández, na marcação de um livre, deu a vitória aos leões, no 11.º minuto do desconto, após uma falha de energia ocorrida na Marinha Grande, que interrompeu a partida.

Vitória para o Sporting, que continua a perseguição ao Marítimo. Leões estão na quinta posição a apenas um ponto dos insulares.

Veja aqui os resultados desta 25.ª jornada:
Académica 0-1 Marítimo;
FC Porto 2-0 Olhanense;
Benfica 2-1 SC Braga;
Feirense 1-3 Beira-Mar;
Nacional 2-1 Rio Ave;
Gil Vicente 0-1 V. Setúbal;
U. Leiria 0-1 Sporting;
V. Guimarães 3-1 Paços de Ferreira.

Classificação após a 25.ª Jornada:
1.º- FC Porto: 60;
2.º- Benfica: 59;
3.º- SC Braga: 58;
4.º- Marítimo: 48;
5.º- Sporting: 47;
6.º- V. Guimarães: 39;
7.º- Nacional: 32;
8.º- Olhanense: 29;
9.º- V. Setúbal: 27;
10.º- Gil Vicente: 26;
11.º- P. Ferreira: 25;
12.º- Rio Ave: 24;
13.º- Beira-Mar: 23;
14.º- Académica: 23;
15.º- U. Leiria: 18;
16.º- Feirense: 17.

Em destaque

Subir