Velocidade

24 Horas do Dubai: Consistência e eficácia dá triunfo à Porsche

PorscheStadlerDubai 1PorscheStadlerDubai 600Christian Engelhart, Rolf Ineichen, Marcel Matter e Adrian Amstutz levaram o Porsche 911 GT3 R da Stadler Motorsport à vitória nas 24 Horas do Dubai, após uma prova de enorme consistência, aproveitando os problemas sentidos pelos principais favoritos.

Apesar de dominar grande parte da primeira metade da corrida, o Mercedes nº 1 da Black Falcon com que Bernd Schneider tentava reeditar o triunfo do ano passado acabou por ter problemas elétricos que o retiveram muito tempo nas boxes e o afastaram da luta pelas posições cimeiras.

Depois foi o BMW Z4 n.º 76 da SX Team Schubert liderar, com Paul Dalla Lana ao volante, mas também esse carro teve problemas e permitiu a passagem pelo comando do Ferrari 458 da Ram Racing tripulado por Jan Magnussen, antes do Porsche branco e negro da equipa de Matthias e Romy Stadler passar para a frente de uma forma definitiva.

A partir daí, Engelhart, Ineichen, Matter e Amstutz mantiveram a ‘cabeça fria’ e levaram o 911 GT3 R n.º 20 até ao fim sem sobressaltos, gerindo muito bem a vantagem sobre o Mercedes SLS GT3 n.º 38 da All-Inkl, que René Munnich, Marc Basseng e Robert Huff levaram à segunda posição final.

O pódio foi completado pelo Mercedes SLS n.º 2 da Black Falcon tripulado por  Hubert Haupt, Jeroen Bleekemolen, Adam Christodoulou, Abdulaziz Al Faisal e Khaled Al Qubasi. Isto apesar de Al Qubasi pregar um susto à equipa ao protagonizar um aparatoso pião na reta da meta a poucos minutos do final da corrida.

De referir ainda que Filipe Barreiros foi segundo na categoria A2 Am, ganha pelo Ferrari 448 da Dragon Racing, que no final foi mais forte que o da Spirit of Race, que o piloto português dividiu com Aaron Scott, Harinder Dhillon, Erik Maris e Melnikov Ilya.

Classificação

1.º Engelhardt/Matter/Ineichem/Armstutz (Porsche) 603 voltas
2.º Munnich/Basseng/Huff (Mercerdes) + 3 voltas
3.º Haupt/Bleekemolen/Al Faisal/Al Qubasi/Christoudoulou (Mercedes) + 4 voltas
4.º Kaffer/Mattschull/Erhet/Kogay (Ferrari) + 9 voltas
5.º Pastorelli/Nathan/Werkman/Abresch/Hoff (Corvette) + 10 voltas
6.º Hurtgen/Schmid/Richter/Oeverhaus (BMW) + 11 voltas
7.º Grogor/Al Mudhaf/Jawa/Fatien (Ferrari) + 16 voltas
8.º Tutumulu/Webb/Mori/Stovicek/Mul (Lamborghini) +16 voltas
9.º Barreiros/Scott/Dhillon/Maris/Ilya (Ferrari) + 17 voltas
10.º Auberlen/Dalla Lana/Cameron (BMW) + 18 voltas

Em destaque

Subir