Velocidade

24 Horas de Spa: Parente ficou de fora bem cedo

AlvaroParenteSpa21AlvaroParenteSpa2Álvaro Parente foi infeliz nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, que este fim-de-semana se realizaram no famoso circuito das Ardenas, já que o McLaren da Hexis que dividiu com Alexander Sims e Stef Dusseldorp esteve em prova apenas nove horas.

Depois de um começo promissor, em que chegou a colocar-se na terceira posição, Parente começou a sentir problemas no McLaren n.º 7, nomeadamente ao nível da eletrónica, que fizeram o carro ficar imobilizado nas boxes durante bastante tempo.

Mas o piloto do Porto não baixou os braços e encetou uma recuperação que o levou perto do top 40 à sexta hora de corrida. Só que no turno seguinte de Alexander Sims aconteceu a desistência, na sequência de uma colisão com um adversário.

Para Filipe Barreiros e Francisco Guedes a sorte não foi muito diferente do seu compatriota, já que também não conseguiriam concluir a corrida. Depois dos problemas de caixa de velocidades na qualificação, um princípio de incêndio do Ferrari 458 assistido pela AF Corse forçou à desistência, já que seriam precisas seis horas para reparar o carro italiano.

“Não foi a melhor estreia numa prova deste género. Gostávamos muito de ter chegado ao fim. Fiz o meu turno aparentemente sem problemas, mas depois, quando o meu companheiro de equipa entrou em pista o carro não pegou. Com o tempo perdido e algum cansaço acumulado achamos que não se justificava continuarmos”, explicou Francisco Guedes.

A prova foi, como se esperava, marcada por vários acidentes e mau tempo, nomeadamente de noite e no alvorecer de domingo, e se inicialmente os BMW Z4 GT3 da Marc VDS foram os mais rápidos, a madrugada colocou os bólides da equipa belga fora de prova.

MercedesVenceSpa

Parecia que o triunfo iria para o Porsche da Manthey Racing, mas uma penalização e outros problemas acabariam por deixar o Mercedes SLS AMG da HTP Motorsport na liderança. Uma prova consistente que o experiente Bernd Schneider, de Max Bhuk e de Max Gotz acabariam por transformar em vitória.

Classificação
1.º Schneider/Buhk/Gotz (Mercedes SLS AMG) 24h00m09,66s
2.º Lieb/Lietz/Pilet (Porsche 997 GT3-R) + 1 volta
3.º Lotterer//Mies/Stippler (Audi R8 LMS) + 6 voltas
4.º Primat/Jarvis/Haase (Audi R8 LMS) + 7 voltas
5.º Cameron/Griffin/Mortimer/Villander (Ferrari 458 Italia) + 7 voltas
6.º Salo/Ladygin/Shaltar/Mediani (Ferrari 458 Italia) + 8 voltas
7.º Ordoñez/Mardenborough/Pyzera/Reip (Nissan GT-R) + 11 voltas
8.º Hummel/Jans/Christodoulou/Jager (Mercedes SLS AMG) + 13 voltas
9.º Hennerici/Maassen/Soulet (Porsche 997 GT3-R) + 14 voltas
10.º Zoblin/Persiani/Babini (Ferrari 458 Italia) + 17 voltas

Em destaque

Subir