Velocidade

24 Horas de Le Mans. Audi e Tom Kristensen somam mais uma vitória

le mans podio 210le mans podioA Audi somou a sua 14.ª vitória nas 24 Horas de Le Mans e Tom Kristensen, que dividiu o carro vencedor com Loic Duval e Allan McNish obteve o seu nono triunfo na mais importante prova de resistência do Mundo. Uma corrida marcada logo no seu início pelo acidente fatal do dinamarquês Allan Simonsen.

Duval colocou o Audi n.º 2 na liderança à sétima hora da prova quando o Audi n.º 1 – de Benoit Trelyuer, André Lotterer e Marcel Fassler – teve um problema no alternador quando estava no comando.

Mas os problemas da marca dos quatro anéis não se ficou por aqui, pois mais tarde, uma suspensão danificada quando Oliver Jarvis procurava dobrar concorrentes mais lentos do tráfego fez também atrasar o Audi n.º 3, deixando a mais de uma volta do líder e caindo para a sexta posição.

Todos estes percalços deixaram os dois Toyota na perseguição ao Audi dos líderes, nas segunda e terceira posições. E na última meia hora, mercê da sequência de paragens nas boxes, Sebastien Buemi chegou mesmo a comandar com o carro n.º 8.

le mans toyota

A marca japonesa ‘desceu à terra’ quando Nicolas Lapierre perdeu o controlo do Toyota n.º 7, embatendo com alguma violência na barreira de pneus nas curvas Porsche. Isso afastou desde logo Lapierre, Kazuki Nakajima e Alex Wurz do pódio, permitindo a Marc Gene, Oliver Jarvis e Lucas di Grassi à terceira posição final.

Depois de uma cerimónia de pódio sem champanhe, Tim Kristensen dedicou a vitória ao seu malogrado compatriota Allan Simonsen: “Dedico-lhe a vitória. E se quisermos que seja mais pessoal, digo que perdemos alguém que compartilhava o mesmo sonho. Um tipo muito humilde. É um sentimento misto. O meu pai morreu em Março e disse-me que eu ia ganhar Le Mans este ano”.

Nas posições secundárias, os destaques foram para o HDP da Strakka de Johnny Kane, Dany Watts e Nick Leventis, sextos no final e melhor equipa provada, depois problemas que deixaram os Lola da Rebellion pelo caminho. Já a OAK Racing garantiu uma ‘dobradinha’, com a vitória a sorrir a Bertrand Baguette, Ricardo Gonzales e Martin Plowman.

le mans porsche manthey510

A Porsche também conseguiu uma ‘dobradinha’, depois dos azares do lado da Aston Martin, nomeadamente quando Ferd Makowiecki perdeu o controlo do seu Vantage n.º 99, e da chuva ter feito atrasar o n.º 97 de Stefan Mucke, Darren Turner e Rob Bell.

Estes percalços e o uso dos pneus corretos catapultaram o 911 de Richard Lietz, Marc Lieb e Romain Dumas para a vitória, diante do outro carro inscrito pela Manthey Racing e confiado a Patrick Pilet, Jorg Bergmeister e Timo Bernhard.

Infelizmente um problema de motor no Aston n.º 98 obrigou Pedro Lamy a abandonar, numa prova que já estava a ser complicada pelo andamento inferior dos seus companheiros de equipa; Paul Dalla Lana e Bill Auberlen.

Classificação

1. º Kristensen/Duval/McNish (Audi R18 e-Tron) 24h01m16,436s
2.º Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota TS030 Hybrid) + 1 volta
3.º Gene/Di Grassi/Jarvis (Audi R18 e-Tro) + 1 volta
4.º Wurz/Lapierre/Nakajima (Toyota TS030 HYbrid)  + 7 voltas
5.º Lotterer/Fassler/Trelyuer (Audi R18 e-Tron) + 10 voltas
6.º.Leventis/Watts/Kane Strakka (HPD ARX 03a) + 16 voltas
7. º Baguette/Gonzalez/Plowman  (Morgan-Nissan) + 19 voltas
8.º Pla/Heinemeier-Hansson/Brundle (Morgan-Nissan) + 20 voltas
9.º Rusinov /Martin/Conway (Oreca-Nissan) + 21 voltas
10.º Mardenborough/Ordonez/Krumm (Zytek-Nissan) + 21 voltas

Em destaque

Subir