Hoje é dia

23 de dezembro, é feita a primeira demonstração de um transístor

A 23 de dezembro de 1947, é feita a primeira demonstração de um transístor, nos laboratórios Bell, nos EUA. Esta componente, que permite a amplificação de sinal elétrico, começou a sem usada em meados de 1950 e tornou-se num centro da revolução eletrónica que se seguiu. Hoje, desde a hora em que acordamos até à hora em que nos deitamos, necessitamos de um transístor.

É um fabuloso dispositivo, que esteve na base da revolução da eletrónica de 1960, fortemente implementado na década anterior.

O transístor – componente utilizado, sobretudo, como amplificador e interrutor de sinais elétricos – está presente em diversos aparelhos e equipamentos eletrónicos.

Desde a hora em que acordamos regressarmos à cama, estamos permanentemente em contacto com aparelhos que têm transístores: desde carros, computadores, televisões, rádios, relógios, microondas, telefones, aviões, entre outros.

O termo provém do inglês ‘transfer resistor’, que se traduz num processo de ‘transferência de resistência’ de um circuito analógico, através do qual se consegue uma amplificação de sinal elétrico.

Um sinal elétrico de baixa intensidade – como por exemplo os sinais gerados por um microfone – é colocado num circuito eletrónico, cuja função principal é transformar este sinal fraco em sinais elétricos de iguais características, mas com mais potência e um ganho de sinal.

Em destaque

Subir