Desporto

22.ª jornada: Sporting europeu goleia Vitória de Guimarães

sporting_jeffren_2Os leões são, pela positiva, o grande destaque desta 22.ª jornada. Formação orientada por Ricardo Sá Pinto recebeu e goleou o Vitória de Guimarães por 5-0. Jeffrén voltou aos relvados e aos golos. Ex-jogador do Barcelona precisou apenas de oito minutos para fazer dois.

O Sporting continua a sua recuperação com o seu novo líder, Ricardo Sá Pinto. Depois da vitória do Marítimo por 2-1, na sexta-feira, frente ao Feirense, os leões precisavam de uma vitória para não se atrasarem ainda mais do topo. FC Porto escorregou no sábado, SC Braga e Benfica cumpriram.

SC Braga-União de Leiria
No Minho o Braga foi o primeiro dos candidatos ao título a entrar em jogo. Receção à União de Leiria e uma obrigação apenas, ganhar. Logo aos 24 minutos, os ‘guerreiros’ começaram a desenhar mais uma conquista. Golo de Douglão, central bracarense a mostrar aos avançados como se faz. O Braga vencia ao intervalo mas viria a dilatar vantagem logo no reatamento da partida com um golo de Lima. Com este tento, o avançado brasileiro distanciou-se de Óscar Cardozo na tabela dos melhores marcadores. Camisola 18 tem agora 17 golos. Dois a zero aos 48 minutos.

A União de Leiria conseguiu reduzir aos 62, por Bruno Moraes. Cruzamento de letra de Barkroth, e cabeçada perfeita do brasileiro. Quim ficou a meio da saída. Até final, mais um par de oportunidades para os da casa.

Dois a um no final e distância de três pontos para o Benfica. Com o empate do FC Porto, que viria a entrar em campo pouco tempo depois, o SC Braga consegue também assim encurtar a diferença pontual para o primeiro lugar, que é agora de apenas um ponto.

FC Porto-Académica
No Dragão esperava-se a continuidade dos bons resultados. A vitória na Luz na jornada anterior fazia com que nas bancadas não se colocasse sequer a hipótese de perder pontos nesta altura fulcral da temporada. Certo é que o FC Porto acabou por ser feliz, ao empatar já para lá do minuto 90. Na primeira parte, a Académica adiantou-se no marcador à passagem do minuto 39. Bom trabalho de Saulo na direita, cruzamento para o segundo poste, onde Edinho, livre de marcação, cabeceia sem hipóteses para Helton.

Os estudantes estiveram na frente do jogo até perto, muito perto do apito final. Só de grande penalidade o FC Porto lá chegou. Corriam já três minutos do tempo de compensação, quando Sow jogou a bola na área com a mão. Grande penalidade bem assinalada por Marco Ferreira, e convertida segundos depois por Hulk. Nas bancadas, ainda se acreditou na reviravolta mas a formação de Vítor Pereira já não foi a tempo. Empate a uma bola e um convite dado a SC Braga e Benfica para chegarem mais perto.

Paços de Ferreira-Benfica
Em Paços de Ferreira o Benfica tinha a tarefa de ganhar terreno ao FC Porto e ao mesmo tempo não deixar fugir o SC Braga. Os resultados já eram conhecidos do dia anterior mas o confronto era tudo menos fácil. Com uma primeira parte pobre por parte dos homens de Jorge Jesus, foi o Paços a chegar ao golo por intermédio de Michel, aos 28 minutos. Chegou-se ao intervalo e do lado dos encarnados não parecia haver antídoto para contrariar os da casa. No descanso, Jorge Jesus acabaria por fazer duas alterações que viriam a ajudar a decidir o encontro. Um Saviola que parece andar sempre cansado deu o seu lugar a Nélson Oliveira. Na ala, Nolito foi também substituído por Gaitán. Os dois jogadores frescos acabariam por desenhar o lance do empate aos 64 minutos. Bom lance de Nélson Oliveira pela direita, que passa rasteiro para o remate do argentino. Apenas quatro minutos depois, o Benfica dá a volta ao marcador. Golo fantástico de Bruno César na marcação de um livre à entrada da área. Dois a um no final do jogo, o Benfica cumpre a obrigação. Um ponto apenas separa agora as águias do FC Porto.

Sporting-Guimarães
Em Alvalade, também já se conhecia o resultado do Marítimo. Os insulares haviam batido o Feirense (2-1) na sexta-feira, e pedia-se, no mínimo, uma entrega dos jogadores idêntica ao jogo com o City. Foi uma noite de regressos aos golos para os leões. Um a zero por Ricky Van Wolfswinkel, aos 21 minutos. O holandês não festejava desde novembro. O jogo acabaria por ir assim para o descanso. Na segunda parte estava no entanto reservado o melhor. Segundo golo por Matias Fernandez, aos 50. O terceiro surgiu de grande penalidade. Falta sobre Wolfswinkel, com Izmailov a não perdoar, para oito minutos depois dar lugar a Jeffrén, que viria a ser um dos homens do jogo. Um bis do espanhol, aos 81 e aos 89, fechou a goleada em Alvalade, a maior da era Sá Pinto. Com a vitória, os leões voltam a apanhar o Marítimo e continuam no quarto lugar do campeonato.

Resultados 22.ª jornada:
Marítimo 2-1 Feirense;
SC Braga 2-1 U. Leiria
FC Porto 1-1 Académica;
Rio Ave 3-0 V. Setúbal;
Olhanense 4-4 Nacional;
Beira-Mar 1-0 Gil Vicente;
Paços de Ferreira 1-2 Benfica;
Sporting 5-0 V. Guimarães

Classificação:
1.º- FC Porto: 53
2.º- Benfica: 52
3.º- SC Braga: 52;
4.º- Sporting: 41;
5.º- Marítimo: 41
6.º- V. Guimarães: 32;
7.º- Olhanense: 27;
8.º- Nacional: 26;
9.º- Rio Ave: 24;
10.º- Académica: 23;
11.º- Gil Vicente: 23;
12.º- Paços de Ferreira: 21;
13.º- Beira-mar: 20;
14.º- V. Setúbal: 20;
15.º- Feirense: 17;
16.º- U. Leiria: 15.

Em destaque

Subir