Cultura

20.º SBSR: Seis novos nomes para o Palco Antena 3

super-bock-super-rockSuper Bock Super Rock confirma seis novos nomes para o Palco Antena 3 do festival do Meco: Batida, Capicua, Ciclo Preparatório, Frankie Chavez, NBC e Keep Razors Sharp.

Porque a aposta na música portuguesa continua a ser marca distintiva no Super Bock Super Rock, o Festival e a Antena 3, rádio oficial do evento, unem-se uma vez mais para que o palco da rádio apresente aquilo que de melhor está a ser feito no nosso país. O conjunto de nomes que agora se anunciam é luso de origem e diferenciado no que aos estilos diz respeito.

Os primeiros representarão em grande o Rock, logo no dia 17 de julho. Influenciado por nomes como Jimi Hendrix ou Ry Cooder, Frankie Chavez, autor, muilti-instrumentista e intérprete raro, vem ao Super Bock Super Rock apresentar as suas canções, muitíssimo bem executadas, feitas de blues e folk.

O sexteto Ciclo Preparatório tem também atuação marcada no Super Bock Super Rock no primeiro dia. Inspirado no pop-rock luso dos oitentas, atualiza as suas melodias, para um som moderno, redondo e cativante. Donos do disco ‘As Viúvas não temem a Morte’, fazem do palco um lugar feliz e de comemoração.

No dia 18, o Palco Antena 3 terá uma mescla de estilos que assentará como uma luva. Do Porto, Capicua. Há uma década a rimar, faz do hip-hop expressão preferida – extensão do coração.

Com dois Lp no reportório – o último, magnífico, chama-se ‘Sereia Louca’ (2014) –, Capicua é hoje o nome maior do hip-hop nacional feito no feminino.

E também a 18 de julho os Keep Razors Sharp ainda não têm disco editado, mas ao vivo, e na grande rede, a banda, constituída por Afonso (Sean Riley & The Slowriders), Rai (The Poppers), Bráulio e Bibi (Riding Pânico, Pernas de Alicate), já mostraram para o que vêm: rock puro e duro com travos de psicadelismo e indie qb. Guitarras afiadas no lugar certo, o Super Bock Super Rock.

Por fim, no último dia de festival, Batida, de Pedro Coquenão, que promete incendiar o palco de electrónica, kuduro e de muitos sons com África dentro.

Projeto celebratório, ao vivo apresenta cor e energia, oferecendo músicas para dançar. Outro grande vai constituir o cartaz do Super Bock Super Rock de 2014.

NBC dispensa apresentações. São mais de duas décadas de carreira, num percurso sólido onde, para além dos sons que lhe são marca, elementos do rock, soul e pop têm elevado a obra do muito respeitado músico português.

E na semana em que se assinalam os 20 anos da Antena 3 (26 de abril de 1994), a rádio jovem do grupo RTP, rádio oficial da 20.ª Edição do Super Bock Super Rock, em parceria com o Festival, lança uma iniciativa para levar um novo artista a atuar no Palco Antena 3.

Os interessados devem inscrever-se até ao dia 9 de maio através da página online. De todos os inscritos serão selecionados 18 artistas para atuar em seis eliminatórias pelo país (Lagoa, Coimbra, Tondela, Ílhavo, Castelo Branco e Braga) onde se vão apresentar ao vivo. Dos 18 eleitos, apenas um terá a oportunidade de subir ao palco Antena 3 na 20.ª edição do festival Super Bock Super Rock.

O júri é composto por Diogo Beja (Antena 3), Jwana Godinho (Música no Coração), Paula Homem (Sony Music), Gonçalo Frota (Público) e Tó Trips (Dead Combo).

Esta iniciativa conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Já confirmados

Dia 17
Massive Attack, Disclosure (Live), Tame Impala, Metronomy, Jake Bugg, Panda Bear, Erlend Øye, Vintage Trouble, The Cat Empire, Frankie Chavez e Ciclo Preparatório

Dia 18
Eddie Vedder, The Legendary Tigerman, Cat Power, Woodkid, Cults, Capicua e Keep Razors Sharp.

Dia 19
Kasabian, Foals, The Kills, Albert Hammond Jr., C2C, Dead Combo, SKATERS, Batida e NBC

Em destaque

Subir