Tecnologia

2011: Pela primeira vez venderam-se mais telemóveis que computadores

iphone5_1Os dados são avançados pela consultora Canalys e revelam que as vendas de smartphones subiram mais de 60 por cento. Pela primeira vez na história de ambos os dispositivos, os computadores pessoais ficaram para segundo plano.

Em 2011 venderam-se mais smartphones que computadores pessoais. Este facto tem como base um relatório da consultora Canalys e revelam uma subida a pique das vendas dos dispositivos móveis.

Ao todo, segundo o relatório, venderam-se mais de 487 milhões de smartphones, mais 70 milhões que computadores pessoais. Esta diferença, além de inédita, é bem comprovativa do poder dos telemóveis na sociedade mundial. Em comparação com 2010, as vendas deste tipo de aparelhos aumentou mais de 60 por cento.

Segundo os responsáveis da Canalys, tudo isto se deve às descidas de preço nos smartphones.

Além disso, é certo que um telemóvel ainda não substitui na totalidade um computador, se pensarmos em diversas tarefas e recursos mais poderosos. No entanto, a verdade é que muita coisa já pode ser feita hoje em dia num telemóvel de última geração, em vez de um computador pessoal, que ocupa mais espaço e necessita de mais recursos, para não falar em tamanhos e pesos.

Na globalidade do setor de mercado, os tablets também são considerados computadores pessoais. No entanto, de referir também o aumento astronómico das vendas destes equipamentos em particular. Qualquer coisa como 247 por cento, em relação a 2010.

Em destaque

Subir