Nas Notícias

20 Factos Curiosos sobre a Rainha Isabel II

Por estes dias a actualidade está cheia de temas quentes e capazes de levar o mais pacato cidadão à loucura. São os refugiados (ou, como outras pessoas lhes chamam “terroristas infiltrados”), é a campanha eleitoral que decidirá qual o próximo Primeiro-Ministro português (sendo que António Costa deu, como se diz na gíria futebolística, uma autêntica “cabazada” a Pedro Passos Coelho no debate de ontem!) e ainda a acesa luta entre Benfica, Sporting e Porto no campeonato nacional (e as respectivas lutas de bastidores, como é apanágio do futebol). E depois temos as trivialidades (mais ou menos importantes) que, diariamente, nos salvam da loucura completa. E entre os temas mais importantes desta semana está a Rainha Isabel II. E tudo porque alcançou ontem um marco histórico: completou 63 anos, 7 meses e três dias no trono, batendo o recorde de longevidade do reinado da Rainha Vitória, a sua tetravó!

Esta efeméride é a razão para que esta semana vos traga vinte factos curiosos a respeito da vida, e reinado, da Rainha Isabel II.

Mas antes de irmos aos factos permitam-me fazer uma pergunta: por acaso os estimados leitores sabem como devem tratar a Rainha? Pois, porque ela não é “apenas” Rainha Isabel II!

Não sabem não é verdade? Então não se incomodem a procurar a resposta que eu elucido-vos sobre o título oficial completo: Sua Majestade Elizabeth Alexandra Mary Segunda, com a Graça de Deus, da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e territórios Além-mar, Rainha da Comunidade Britânica e Defensora da Fé. No fundo um nome que qualquer um decora e que cabe em qualquer Bilhete de Identidade. Agora sim, vamos aos factos!

#1 – Exceptuando a Rainha Isabel II existem apenas cinco monarcas que serviram a Grã-Bretanha mais do que meio século. Eles são: Rainha Victoria (63 anos), o Rei George III (59 anos), Henry III (56 anos), Edward III (50 anos) e James VI da Escócia (58 anos). A sério que existem seis monarcas que se mantiveram no trono inglês mais do que cinquenta anos? E ainda dizem que os políticos portugueses só querem é “poleiro”, “tacho” e afins…

#2 – Por falar em reinados, por acaso sabem qual foi o reinado mais longo de sempre? Não? Digo-vos já uma coisa: não é, nem de perto nem de longe, o da Rainha Isabel II. Sim, “nem de perto nem de longe”, uma vez que o recorde pertence ao Rei Sobhuza II que governou a Suazilândia durante uns impressionantes 82 anos (mais concretamente entre 12/10/1899 e 21/08/1982)! Agora vejam bem o quanto a Rainha Isabel II ainda tem de “pedalar” para chegar aos calcanhares deste menino!

#3 – A rainha serviu de “modelo” para mais de 130 retractos oficiais da Família Real Britânica!  O seu primeiro retracto oficial data de 1933, quando tinha apenas sete anos de idade! O que é que estavam a fazer aos sete anos de idade? A brincar e a estudar, como qualquer criança. Pois aqui a menina Isabel estava a posar para um retracto real. Isto há vidas bem jeitosas, não é?

#4 – Durante o seu reinado, possuiu mais de 30 cães da raça Corgi e acabou por criar uma nova raça: o Dorgi (ou seja, uma mistura das raças Corgi e Daschund Cross). Actualmente possui “apenas” dois Corgis, Holly e Willow, e dois Dorgis, Candy e Vulcan. Ok, o seu reinado dura há sessenta e três anos, mas já repararam que trinta cães em sessenta anos representa uma esperança média de vida demasiado baixa para estes cães? Se calhar é melhor não continuar este raciocínio…

#5 – Até à data a Rainha conheceu doze primeiros-ministros ingleses: Winston Churchill (1951-1955); Sir Anthony Eden (1955-1957); Harold Macmillan (1957-63); Sir Alec Dounglas-Home (1963-64); Harold Wilson (1964-1970 e 1974-1976); Edward Heath (1970-1974); James Callaghan (1976-1979); Margaret Thatcher (1979-1990); John Major (1990-1997); Tony Blair (1997-2007); Gordon Brown (2007-2010) e David Cameron (2010-presente). Isto é que é uma lição de longevidade! Aposto que quando chegaram todos eles se riram e pensaram: “Se durares até ao final do meu mandato já é uma sorte….”. É caso para dizer que “quem se ri por último ri melhor”!

#6 – É bom que os norte-americanos não se estejam a rir do último facto: é que ao longo de todos estes anos a Rainha conheceu doze Presidentes dos Estados Unidos da América (EUA)! Foram eles: Harry S. Truman (1945-1953); Dwight D. Eisenhower (1953-1961); John F. Kennedy (1961-1963); Lyndon B. Johnson (1963-1969); Richard Nixon (1969-1974); Gerald Ford (1974-1977); Jimmy Carter (1977-1981); Ronald Reagan (1981-1989); George H. W. Bush (1989-1993); Bill Clinton (1993-2001); George W. Bush (2001-2009) e Barack Obama (2009-presente). E com o aproximar das eleições nos EUA é caso para dizer que este número vai aumentar, muito em breve.

#7 – A primeira vez que a Rainha assistiu a um jogo de futebol foi em 1953! No final da partida entregou, em mãos, a medalha de vencedor a Stanley Matthews, capitão do clube Blackpool. Devia ser engraçado termos acesso ao vídeo deste jogo de futebol. Conseguem imaginar como seria um jogo de futebol nesta época? Eu também não, mas aposto que era muito menos entusiasmante do que aqueles que vemos hoje em dia.

#8 – Falemos novamente de animais. Sabiam que nem todos os animais da Rainha vivem consigo? Ah pois é, alguns estão no Jardim Zoológico de Londres! Porquê? Porque estamos a falar de um castor, de uma preguiça e de um…jaguar! Atenção ao seguinte: todos estes animais foram oferecidos e não comprados (esta nota é importante para evitar polémicas desnecessárias)! Quão épico é uma senhora de 89 anos de idade ser dona de um jaguar? Parece que estou a imaginar os netinhos a correr pelo palácio e a perguntarem: “Avó quando é que nos levas ao Jardim Zoológico para brincarmos com o teu jaguar?”. Crianças, o que é que se há-de fazer?

#9 – Mas não pensem que a lista de presentes estranhos terminou no facto anterior! É que entre os mais bizarros ainda está um carregamento de abacaxis, vários quilos de ovos, uma caixa de cascas de caracol (só a cascas…vazias….), árvores suficientes para plantar um bosque inteiro e mais de 10kgs de Camarão. Ok que no palácio eles são muitos, mas oferecerem comida a uma senhora que tem alguns dos melhores cozinheiros do mundo a trabalhar para ela acaba por não fazer muito sentido, certo? E para que raio quereria a senhora cascas de caracol? Só se for para enfeitar alguma prateleira vazia que haja lá no palácio. Querem um conselho? Se por acaso quiserem comprar uma prendinha à Rainha apostem na área da fotografia (calma, dentro de poucos segundos vão perceber esta dica…).

#10 – A rainha é uma habilidosa fotógrafa, sendo sobejamente conhecida a sua vontade em registrar momentos em família. A prova de que acompanha a evolução dos tempos é a moderna câmara fotográfica que possui e o facto de em 2014 ter aderido à tendência do “photobombing”. Tudo aconteceu nos Jogos da Commonwealth quando decidiu aparecer (e ainda por cima a sorrir) numa fotografia para a qual não tinha sido convidada da atleta australiana Jayde Taylor. Isto é que é uma Rainha moderna, sim senhor! E para a nossa sorte a Rainha (ou os seus assessores e restante staff) percebe que não deve aderir as todas as modas que aparecem na internet (senão podia ser muito embaraçoso…).

#11 – O Museu Madame Tussauds apresentou, até à data, 23 diferentes modelos em cera de Sua Majestade. Sim, vinte e três! Agora imaginem o quão fartos não devem de estar aqueles artistas de retractar a Rainha em cera. Será algo do género: “Estou? Sou eu Zé, olha temos um trabalho para ti! Sim, é um bom trabalho e será bem pago. Quem é que tens de reproduzir desta vez? Então é….a….Rainha Isabel II. Eu sei que já fizeste quinze modelos diferentes dela mas o último já tem cinco anos por isso temos de o actualizar! Sei lá como é que a tornas mais realista….olha coloca mais umas rugas e um vestido diferente e vais ver que será um sucesso!”. Lamento mas tinha que partilhar este pensamento convosco…

#12 – Na língua Maori a Rainha é conhecida como “Kotuku”, que significa “A Garça Branca”. Quem acha que o significa de “Kotuku” não é o apresentado acima coloque a mão no ar! Pois, bem me parecia que estávamos todos juntos nisto. O meu Maori está um pouco enferrujado mas aposto uma sandes de torresmos em como aquele nome mais depressa é uma ofensa do que um elogio…

#13 – Têm saudades das referências a animais? Ainda bem porque há mais um facto envolvendo animais! Pois ficam a saber que a Coroa Britânica tem direito de propriedade (ou seja, é “dona”) de todos os cisnes que naveguem em águas abertas. Tecnicamente a Rainha é também proprietária de todos os golfinhos, baleias e esturjões na extensão de 3 milhas da costa do Reino Unido. Desculpem lá mas esta “lei” parece-me claramente inventada. Cá para mim ela queria um presente de aniversário e alguém tratou de inventar uma alínea extra tornando-a dona de todo os animais referidos acima. Se por acaso têm um esturjão já sabem: não o deixem à solta, senão ele ainda se aproxima demasiado da costa britânica e a Rainha reclamo-o como seu!

#14 – É sabido que o Palácio de Buckingham (e os respectivos jardins) é bastante grande e luxuoso. Logo não é de espantar que lá aconteçam diversos eventos, festas e afins. Mas sabiam que em todo o seu reinado a Rainha recebeu mais de um milhão e meio de pessoas em sua “casa”? Ah pois é, Sua Majestade não faz por menos! Agora imaginem as secas monumentais que ela não deve de ter levado ao longo dos anos de grande parte destes convidados….(de repente fiquei sem inveja nenhuma do seu papel, confesso).

#15 – Isabel II recolheu coupons para poder comprar aquele que viria a ser o seu vestido de casamento. É importante dar uma informação complementar: tudo isto aconteceu no período pós-guerra, daí existir esta necessidade. Mas mesmo tendo esta nota adicional não deixa de ser uma tremenda prova de humildade por parte da Rainha. É por esta, e por tantas outras, atitudes semelhantes que é adorada por toda uma nação!

#16 – A Rainha enviou o seu primeiro email em 1976, numa base militar britânica! Mais uma prova do quão avançada no tempo estava, e está, Isabel II. Quando ainda ninguém sequer sonhava com computadores, internet e afins já Sua Majestade enviava emails! E não me admirava nada que, logo na altura, também tivesse enviado um smile a acompanhar a mensagem…

#17 – A Rainha fez a saudação em todas as cerimónias do “Trooping the Colour” desde o início do seu reinado, com excepção de 1955, quando uma greve ferroviária (de âmbito nacional) forçou o cancelamento do espectáculo. Nota adicional: a “Trooping the Colour” é uma importante cerimónia realizada pelos regimentos militares britânicos. Tem sido uma tradição da infantaria britânica desde o Século XVII, embora se aceite que as suas raízes possam ser mais antigas. Atenção, estamos a falar de sessenta e dois anos seguidos no mesmo evento (e só não são sessenta e três pelo motivo enunciado acima), é obra! Seria muito bonito que a Rainha pudesse estar presente neste evento até ao final do seu reinado (o que pode não significar literalmente o final da sua vida, obviamente)!

#18 – Não só a sua coroação foi a primeira a ser televisionada, como a Rainha Isabel e sua família foram os primeiros membros da realeza britânica a aparecer num documentário. Exibido em 1969, o documentário foi um sucesso gigantesco! Originalmente transmitido pela BBC, e uma semana mais tarde pela ITV, oferecia ao público uma visão sem precedentes sobre o mundo privado da realeza. Três quartos da população britânica assistiu à respectiva transmissão (tendo o documentário sido incessantemente repetido na televisão nesse mesmo ano). Não é por nada mas por este andar os futuros Reis/Rainhas não vão ter recordes nenhuns para bater/alcançar! A única hipótese é serem os primeiros em algo que ainda está por inventar!

#19 – Ao longo dos anos a Rainha já visitou vários sets onde são gravadas algumas das maiores séries (e filmes) de sempre. O exemplo mais recente foi a série “A Guerra dos Tronos”! A Rainha Isabel II visitar alguns dos locais onde é gravada a série “A Guerra dos Tronos” é a derradeira piada não é? Será que ela pediu para se sentar no trono? Eu quero acreditar que não a deixaram sair de lá sem lhe tirar uma fotografia sentada no mais mítico trono da história da televisão e do cinema!

#20 – O último facto desta lista é algo que todos sabem, mas de que os mais distraídos podem não se recordar. A Rainha Isabel II tem quatro filhos, oito netos e, até à data, cinco bisnetos. São eles: o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o Prince Edward; o príncipe William, o príncipe Harry, Peter Phillips, Zara Tindall, a Princesa Beatrice, a Princesa Eugenie, Lady Louise Windsor, e James, Visconde Severn; o Prince George, a princesa Charlotte, Savannah Phillips, Isla Phillips e Mia Tindall. Já perceberam porque é que nas fotografias reais eles parecem ser imensos? Exacto: porque são, efectivamente, imensos. Aliás, são tantos que podemos mesmo dizer que são “mais do que as mães” (o que é verdade se fizerem as contas…)! Escusado será dizer que agora estamos todos a torcer para que a Rainha tenha saúde suficiente para um dia chegar a ter Trinetos. Isso sim era de louvar!

E assim termina este top de factos curiosos sobre a Rainha Isabel II. Obviamente que muito mais poderia ser dito sobre esta figura tão marcante e respeitada (dentro e fora do seu país), mas tal ia tornar-se demasiado exaustivo. Olhe, quem sabe um dia não volto a falar-lhe dela!

Até lá… “long live the queen”!

Em destaque

Subir