Nas Notícias

15 minutos por dia: Exercício físico aumenta esperança de vida e reduz risco de morte

Apenas 15 minutos de atividade física diária permitem expandir o tempo de vida e diminuir o risco de morte, de forma significativa. Eis as conclusões de uma pesquisa sobre saúde, ao longo de oito anos.

É ganhar vida a ‘perder’ tempo. Segundo um estudo realizado em Taiwan, os benefícios do exercício para o ser humano são grandes e estão quantificados: basta dedicar apenas um quarto de hora por dias, para que a esperança de vida aumente três anos.

Por outro lado – segundo este estudo que mereceu destaque na revista The Lancet –, o risco de morte desce de forma significativa: 14 pontos percentuais.

A investigação durou cerca de oito anos, período durante o qual o comportamento de 400 mil pessoas foi analisado. O objetivo era verificar se haveria benefício para a saúde humana com um período curto de atividade: 150 minutos por semana.

Divididos em cinco grupos, os participantes foram então analisados. Aqueles que faziam uma média de 15 minutos por dia apresentaram resultados surpreendentes: mais três anos de esperança de vida, menos 10 por cento de riscos de contrair doenças como o cancro, ou 14 por cento de risco de morte. Outros benefícios estão por apurar, sobretudo no que diz respeito a doenças cardiovasculares.

Em destaque

Subir