Nas Notícias

13 de maio ‘louco’: Papa lidera nos media, Benfica campeão nas redes

Visita do Papa Francisco a Fátima gerou 21 733 notícias em todo o mundo. Salvador Sobral foi citado em 12 492 artigos e o Benfica em 6885. Nas redes sociais, estima-se que os três grandes protagonistas deste 13 de maio tenham gerado mais de dois milhões de partilhas, a maioria referente ao tetra dos encarnados.

Passado este 13 de maio louco, a Cision fez contas às notícias publicadas em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países.

Depois de um dos fins-de-semana mais agitados de que há memória em Portugal, marcado por três grandes acontecimentos – a visita do Papa Francisco a Fátima, a conquista do tetracampeonato pelo Benfica e a vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção – é hora de fazer contas.

O grande vencedor deste “campeonato mediático” foi… o Papa Francisco. De acordo com um estudo da Cision, a visita do Sumo Pontífice a Portugal, onde participou no Centenário das Aparições de Fátima e canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, foi o evento que mais notícias originou, tanto em Portugal como nos media internacionais.

Por cá, entre televisão, rádio, imprensa e online, foram 4.297 os artigos publicados sobre a presença de Jorge Mario Bergoglio no nosso país. Foi, contudo, no estrangeiro, que essa comparência teve maior repercussão. Ao longo dos três dias em que o estudo incidiu (12, 13 e 14 de maio), foram difundidas em meios de informação online de todo o mundo 17 436 notícias sobre a visita papal ao templo mariano. O total é impressionante: 21 733 notícias em apenas três dias.

Salvador Sobral foi, sem dúvida, outro dos grandes vencedores deste fim-de-semana louco. O cantor levou Portugal à primeira vitória de sempre no Festival Eurovisão da Canção, o que lhe abriu as portas dos meios de comunicação social internacionais monitorizados pela Cision.

Foram 11 062 as notícias publicadas fora do país sobre o representante português no concurso. A nível nacional, o cantor de ‘Amar Pelos Dois’ teve um desempenho mediático mais modesto, tendo sido citado em 1434 notícias. Ao todo, foram 12 496 as referências.

O feito do Benfica, que no sábado conquistou um tetracampeonato inédito na sua história, acabou por ter mais peso em Portugal e menos impacto no plano internacional.

As águias estiveram na origem de 3207 notícias no nosso país e 3678 por esse mundo fora, num total de 6885. No entanto, nem todas estas referências estão relacionadas com o tetra, uma vez que o clube da Luz conseguiu este fim-de-semana outros importantes triunfos, como a conquista do campeonato nacional de voleibol ou as vitórias nas Taças de Portugal de futsal (feminino e masculino).

Nas redes sociais, foi o Benfica o grande campeão. Estima-se que os três grandes acontecimentos deste fim-de-semana tenham gerado mais de dois milhões de partilhas. O Benfica liderou o share of voice (SOV) entre as pessoas, com 44 por cento, seguido do Papa Francisco, com 39 por cento, e de Salvador Sobral, com 17 pontos percentuais.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision foram todas as notícias com referência a Benfica, Papa Francisco e Salvador Sobral veiculadas nos mais de 2000 meios de televisão, rádio, imprensa e online que compõem o espaço editorial português e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 12 e 14 de maio de 2017. Nas redes sociais foram analisadas as referências a Papa Francisco, a Salvador Sobral e Benfica, no mesmo período.

Em destaque

Subir