Nas Notícias

13 de Maio: 35 mil peregrinos rumam ao Santuário de Fátima

santuario_de_fatima

A primeira grande peregrinação do ano deve juntar cerca de 35 mil peregrinos no Santuário de Fátima. As estimativas, com base nos dados de anos anteriores, levam a GNR a reforçar os militares nas principais vias da região e a apostar na promoção de várias ações de sensibilização.

Como tem acontecido nos últimos anos, cerca de 35 mil peregrinos devem estar a caminho do Santuário de Fátima para evocar, a 13 de maio, a primeira aparição da Virgem Maria.

A peregrinação deste ano serve já de preparação para a de 2017, quando fará 100 anos que os três pastorinhos terão visto a mãe de Jesus. Também a 13 de maio de 2017, o Santuário da Aparecida, no Brasil, vai evocar os 300 anos da descoberta de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

É no âmbito desses ‘preparativos’ que, este ano, a peregrinação a Fátima vai ser presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis.

A um nível mais ‘terreno’, a GNR acredita que o número de peregrinos vai ser semelhante ao registado em anos anteriores: a rondar os 35 mil.

“Estamos a calcular, por aquilo que temos verificado nestes últimos dias, que o número de peregrinos não diminui dos anos anteriores. Nos anos anteriores temos tido uma média de 35 mil peregrinos, por aquilo que temos observado não vão diminuir este ano”, explicou o padre Manuel Antunes, do Movimento da Mensagem de Fátima (a entidade que orienta a nível nacional a assistência aos peregrinos a pé), em declarações à Lusa.

Para além dos militares, nas estradas que vão dar a Fátima vão estar muitas centenas de voluntários, distribuídos por dezenas de postos de assistência e apoio.

De acordo com o programa, a peregrinação (já no santuário mariano) abre às 18h30 da próxima terça-feira, com a entronização da imagem da Virgem Aparecida na Capelinha das Aparições.

As celebrações, com o tema “A Mãe de Jesus estava com eles”, prosseguem com a recitação do terço, procissão das velas e missa, às 21h30.

No principal dia, o 13 de maio, será realizada a missa, a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Fátima “do tamanho do mundo”

Raymundo Damasceno Assis, o arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis, afirmou à Lusa que ter uma réplica da imagem “oficialmente entronizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima é uma graça inesperada”.

“Auguramos que essa sua entronização em Fátima redunde em aparecimento, em ‘irrompimento’ no coração e na vida de tantos outros irmãos e irmãs nossos”, acrescentou o arcebispo brasileiro, salientando que, “na multiplicidade da procedência dos peregrinos, Fátima tem as dimensões do mundo”.

Em destaque

Subir