Nas Notícias

Mais de 119 toneladas de resíduos recolhidas em eventos desportivos em 2016

Uma iniciativa que associa o desporto ao ambiente, a Lipor promoveu a recolha de quase 120 toneladas de resíduos recicláveis, até setembro de 2016.

Com o objetivo de aumentar os quantitativos de materiais recicláveis que entram nas suas unidades, a Lipor coloca à disposição, em eventos e provas desportivas, estruturas especialmente concebidas para a colocação desses materiais, de forma a promover a correta separação dos mesmos.

Entre janeiro e setembro de 2016, foram recolhidos 119 740 quilos de diversos materiais: 47 180 quilos de plástico PET, 13 680 quilos de papel ou cartão, 30 780 quilos de vidro, 26 100 quilogramas de madeira e mais 2000 de sucata.

Este é mais um projeto levado a cabo pela Lipor e seus municípios associados, numa ação que visa melhorar a sustentabilidade dos eventos e provas desportivas, através da promoção de melhores hábitos de reciclagem, assim como da sensibilização do público para a sua prática e respetivos benefícios.

A Lipor é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A Lipor trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes.

Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

A nível nacional, a Lipor pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.

Em destaque

Subir