Hoje é dia

11 de janeiro, assinala-se o Dia Internacional do Obrigado

Dia Internacional do Obrigado assinala-se a 11 de janeiro. Uma data curiosa, que dá um sublinhado a um gesto nobre.

Dia Internacional do Obrigado é hoje, 11 de janeiro. É assim dia de dizermos obrigado aos amigos, ou aos familiares, às pessoas de quem gostamos.

Ou seja, obrigado por existirem, por nos acompanharem. Obrigado por serem fiéis depositários do nosso carinho.

Assim, neste 11 de janeiro, mais do que em qualquer outra data do calendário, a expressão faz sentido. Assinala-se o Dia Internacional do Obrigado.

Uma pesquisa não permitiu encontrar as origens desta data. Como resultado, ao leitor mais informado nós dizemos “obrigado” por compreender esta nossa derrota, na busca pela informação.

Mas nesta viagem por 11 de janeiro, no nosso Hoje é Dia, paramos noutras datas, uma das quais muito relevante, na área da saúde.

Neste dia, em 1922, usa-se a insulina pela primeira vez em humanos, para o tratamento de diabetes.

O paciente é um canadiano de 14 anos, que abriu caminho a um avanço na medicina.

Além do Dia Internacional do Obrigado, assinalam-se hoje outras curiosidades

Dia Internacional do Obrigado

Assim, em 1886, arranca o primeiro campeonato de xadrez do mundo.

E já em 1963 abre portas a primeira discoteca do mundo, nos EUA, que tem um nome curioso. Whisky a Go Go.

Personalidades recordadas a 11 de janeiro

Nasceu a 11 de janeiro William Thomas Brande, químico britânico (1788), Francisco d’Andrade, barítono português (1859), e Oswald de Andrade, escritor brasileiro (1890).

Nasceu ainda Albert Hofmann, cientista suíço, conhecido como o pai do LSD (1906). E nasceu também Al Berto, poeta e editor português (1948).

Por outro lado, morreram neste dia Domenico Cimarosa, compositor italiano (1801), João de Deus, pedagogo português (1896), e Alberto Giacometti, artista plástico suíço (1966).

Ao mesmo tempo, também se assinala a morte de Miep Gies, a mulher que escondeu o Diário de Anne Frank durante a II Guerra Mundial. E ainda recordamos David Bowie, cantor britânico que perdeu a vida a 11 de janeiro de 2016.

Em destaque

Subir