Mundo

11 de setembro: Autores dos atentados acusados 11 anos depois

11_9_1Presos em Guantanamo, grupo de cinco homens vai este sábado a julgamento. 11 anos depois, as imagens do 11 setembro parecem ter ficado para a eternidade. Famílias das vítimas vão ter tratamento especial por parte dos Estados Unidos.

Este sábado poderá ser o dia que marca o ponto final do 11 de setembro, no que se refere claro aos autores de um dos mais horrorosos atentados que a humanidade conheceu.

Ao todo são cinco os homens que vão conhecer a sua sentença. Desde logo Khalid Sheik Mohammed, o ‘cérebro’ de tudo, um dos homens mais importantes no planeamento estratégico do atentado. Seguem-se depois quatro cúmplices, Ramzi Bin Al-Shibh, do Iémen, Ammar Al-Baluchi, do Paquistão, Walid Bin Attash e Mustafa Al-Hawsawi, da Arábia Saudita.

Recorde-se que, entre Nova Iorque, Washington e Pensilvânia, onde caiu o famoso Voo 93, que teria alegadamente como destino a Casa Branca, este cinco terroristas vão ser julgados pela morte de um total de 2.976 pessoas.

Os responsáveis dos Estados Unidos estão a preparar uma mega operação para este fim de semana, sobretudo para as famílias das vítimas, que poderão assistir em direto ao julgamento através de quatro bases militares norte-americanas, este sábado.

Também a imprensa tem sido controlada de forma bastante restrita. Cerca de duas centenas de jornalistas de todo o mundo pedirão acreditação para marcar presença, mas apenas 60 por concedidas.

Curiosamente, na próxima semana assinala-se um ano desde a morte de Osama Bin Laden.

Em destaque

Subir