Hoje é dia

11 de agosto, nasce Stephen Wozniak, a outra metade da Apple

O carisma de Steve Jobs remeteu Wosniak para uma discrição talvez injusta. Este cofundador da Apple iniciou a revolução do computador pessoal. Nasceu a 11 de agosto de 1950.

Stephen Wozniak nasceu em São José, nos EUA, é um engenheiro informático que se tornou conhecido por ser o cofundador da Apple, ao lado de Steve Jobs, que morreu em outubro de 2011.

O trabalho de Wosniak na área da informática ficou sempre na sombra do carisma de Jobs. Mas a verdade é que este norte-americano que hoje completa mais um aniversário foi pioneiro, na iniciativa de colocar computadores disponíveis ao consumidor comum.

Apesar de sua contribuição ter sido uma compilação de ideias que coincidiram com o surgimento de tecnologia necessária para produção de computadores em massa, a capacidade de Stephen Wozniak, a sua persistência e criatividade concedem-lhe o título de um dos maiores protagonistas na revolução do computador pessoal.

Herdou do pai esta paixão pelo mundo da informática e desde cedo começou a mostrar a sua capacidade. Com 11 anos, construiu a sua estação de radioamador.

Dois anos mais tarde, ganhou o primeiro prémio numa feira de ciências, por ter criado uma calculadora baseada em transístores. Ainda aos 13 anos, construiu o seu primeiro computador, que foi a base técnica para o sucesso posterior.

Em 1975, Stephen deixa a Universidade da Califórnia e cria um computador que se tornaria bem sucedido nos EUA. Pouco tempo depois, conhece Jobs e juntos criam a Apple, empresa com o sucesso conhecido.

Nasceram a 11 de agosto Friedrich Ludwig Jahn, pedagogo alemão (1778), Paulo Fernando Craveiro, escritor e crítico de arte brasileiro (1934), Óscar Berger, político guatemalteco (1946), e Stephen Wozniak, cofundador da Apple (1950).

Morreram neste dia Pedro Nunes, astrónomo e matemático português (1578), Max Theiler, Nobel da Medicina (1972), Karl Waldemar Ziegler, vencedor do Nobel da Química (1973), Vincent du Vigneaud, Nobel da Química (1978), e Raul de Carvalho, ator português (1984).

Em destaque

Subir