Ciência

Veja como o seu cérebro alucina com a ayahuasca

Ao longo dos séculos, a ayahuasca saltou das profundezas da Amazónia para a fama mundial, devido às propriedades alucinogénias. Agora, um canal de ciência mostra o efeito desta bebida no cérebro.

Quando os exploradores começaram a revelar os segredos da Amazónia profunda, o mundo ficou a conhecer a ayahuasca, o chá que os xamãs usam para conduzir a tribo numa viagem pelo autoconhecimento.

As propriedades alucinogénias foram tornando a bebida conhecida a nível mundial e, com a globalização registada no final do último século, já praticamente não há quem nunca tenha ouvido falar da ayahuasca.

Mas ouvir falar é uma coisa e conhecer… é outra. Afinal, como é que este chá provoca as alucinações?

Este vídeo do canal AsapScience leva-o numa viagem pelo cérebro, desmistificando algumas ideias e contrapondo a ayahuasca a outros alucinogénios, como o LSD e os cogumelos.

Embora a bebida seja associada a uma planta, trata-se na verdade de uma mistura de folhas da planta Psychotria viridis e pequenos ramos da Banisteriopsis caapi.

É esta combinação que leva à formação do DMT, um químico semelhante à serotonina, um neurotransmissor.

Com efeito que se prolonga entre quatro a seis horas, este chá ajuda quem o bebe a recordar, durante as alucinações, os momentos que tiveram maior impacto na vida da pessoa.

Há cada vez mais estudos que apontam a ayahuasca como benéfica para o tratamento de depressões, ansiedade e fobia social.

Em destaque

Subir