Economia

Dez por cento é a média de desemprego para sete países da Zona Euro

desemprego2As medidas de austeridade e cortes salariais no países da Zona Euro têm feito com que o desemprego ronde os 10 por cento no ocorrente ano. Espanha, Grécia, Portugal e Irlanda encabeçam esta lista dada a conhecer pela Comissão Europeia.

Os pontos de destaque para os níveis de desemprego da Zona Euro em 2012 e 2013, apontam para os 20 por cento em Espanha e os cinco por cento na Aústria, dois países com sérios contrastes.

Segundo o boletim de primavera de Comissão Europeia, “o desemprego permanece elevado”.

O registo entre 2012 e 2013 da taxa de desemprego para os países que abrangem a Zona Euro deverá permanecer nos 11 por cento, o que contrasta com os 10,2 por cento registados no ano passado.

Nos restantes países da União Europeia esta taxa fixa-se nos 10,3 por cento, em ambos os anos.

No topo da lista está Espanha, a qual tem contribuído mais para esta agravante, com um índice de 24,4 por cento da população ativa no desemprego, o qual deverá subir para os 25 por cento em 2013, segundo apontam os especialistas.

Já Grécia, Irlanda e Portugal, países onde entraram as medidas de consolidação orçamental, encontram-se logo a seguir a Espanha, com números que variam entre os 24,4 e os 14,3 por cento, as quais deverão recuar ligeiramente já no próximo ano.

Quem têm sofrido menos com esta ‘situação precária’ é a Aústria e Alemanha com níveis de desemprego que andam à volta dos 5 por cento, a qual também deverá descer em 2013.

A situação económica difere, consideravelmente, entre os estados-membros”, afirmou a comissão. A justificação para estas díspares diferenças passa pelas “condições estruturais que se conheceram nos últimos anos” sentidas no equilíbrio externo dos países da região. 

A Comissão Europeia antevê ainda que a Zona Euro entre em recessão este ano com uma taxa de 0,3%, mas que recupere em 2013 com um crescimento a uma taxa anual de 1%.

 

 

Em destaque

Subir