Desporto

As seleções apuradas para o Euro 2016 e para o playoff de acesso

Está confirmada a surpreendente ausência da Holanda do Euro 2016 que se disputa em França, no próximo ano. Saiba quem já garantiu o passaporte para a competição e quem tem de passar por um playoff.

França vai receber o Euro’2016, sendo que já há 20 seleções com passaporte carimbado (Portugal nos eleitos, com mestria) e outras oito que discutirão quarto vagas em aberto.

A surpresa maior desta fase de qualificação para o Campeonato da Europa é o afastamento da Holanda, que há 30 anos vinha marcando sucessivas presenças – sendo um crónico candidato ao título.

A verdade é que a célebre ‘laranja mecânica’ está longe desses tempos áureos. De forma surpreendente, não se apurou.

Mas dos que ficam em casa não reza a história e há já 20 seleções qualificadas. Desde logo a França, como anfritriã tem o apuramento direto, e Portugal, que realizou uma fase de apuramento notável.

Juntam-se a Espanha, a Alemanha, a Inglaterra, a Itália e a Rússia, sem surpresas. Há ainda a Croácia, a Bélgica e a República Checa, que fizeram alguns brilharetes, no passado.

A completar o grupo de qualificados, estão a Áustria, a Albânia, a Eslováquia, a Irlanda do Norte, Islândia, o País de Gales, a Polónia, a Roménia, a Suíça e e Turquia (como melhor terceiro classificado do seu grupo).

Para o playoff, qualificaram-se a Bósnia-Herzegovina, a Dinamarca, a Eslovénia, a Hungria, a Noruega, a República da Irlanda, a Suécia e a Ucrânia.

Entre os dias 12 a 14 de novembro e 15 a 17 do mesmo mês realizam-se as duas mãos dessa fase. Das oito seleções, saem quatro, para formar o grupo dos 24 que entre 10 de junho e 10 de julho de 2016 tentarão ganhar o Europeu de França.

Em destaque

Subir