Apresentações/Novidades

ZOE e Sport Concept; a pista é com ele

O ZOE e-Sport Concept é um estudo no qual a Renault quer exprimir o seu compromisso com o desenvolvimento do automóvel elétrico a níveis que ainda não tinham sido pensados. Um carro de competição que beneficia da experiência adquirida pela marca ao longo de três anos, nomeadamente no campeonato FIA de Fórmula E.

Utilizando a base do modelo utilitário, este ZOE muito especial tem um peso mais baixo apesar das baterias (que pesam 450 kg) já que recorre a uma carroçaria totalmente em carbono. A cor azul clara com traços amarelos mimetiza as cores da equipa eDams Renault na Fórmula E.

Ir de 0 aos 100 km/h em somente 3,2 segundos é apenas o ‘efeito colateral’ de uma máquina concebida para ser rápida. É que esteticamente o ZOE e-Sport Concept possui um design expressivo, feito à medida dos ‘amantes de sensações fortes”, nas palavras de Stéphane Janin, Diretor de Design dos Concept Car da Renault.

A assinatura luminosa em forma de C, que caracteriza a identidade visual da marca do losango enquadra os faróis dianteiros deste ‘concept’, enquanto a abertura das portas faz-se com um simples toque na zona ‘open’, equipada com sensores táteis.

Identificando mais o ZOE e-Sport Concept com a competição existem as jantes Sport em alumínio de porca central, ou os bancos tipo bacquet Recardo, equipados com arnês. O condutor, ou piloto, se lhe quisermos chamar assim, tem acesso a parâmetros de regulação do propulsor e da gestão da energia. No painel de bordo estão disponíveis três ilhas centrais, dedicadas ao comando da caixa de velocidades, ao modo de andamento (quatro combinações possíveis) e à repartição de travagem. Um conjunto de comandos no painel de bordo controla as cinco funções de iluminação.

Concebido em carbono, o ZOE e-Sport possui um fundo plano, um extrator de ar sob o pára-choques traseiro inspirado na Fórmula E, bem como um defletor em carbono no portão traseiro que integra a linha de iluminação para luz de stop.

O chassis integra um arco de segurança tubular em aço, equipado com proteções em Kevlar. Este arco cumpre as normas de segurança da FIA, permitindo ao ZOE e-Sport Concept circular em pista.

Em destaque

Subir