Mundo

Zimbabué quer preservativos maiores

O ministro da Saúde do Zimbabué, David Parirenyatwa, veio a público lamentar o reduzido tamanho dos preservativos chineses que… ficam curtos na generalidade dos órgãos sexuais dos zimbabuenses.

O problema está identificado pelo Governo e pelas autoridades de saúde locais e, por isso, o ministro da Saúde daquela República africana, David Parirenyatwa, fez questão de anunciar publicamente que a China – um dos principais fornecedores de preservativos para o Zimbabué – terá de produzir contracetivos maiores.

David Parirenyatwa salienta que esta é uma “preocupação grande”, sobretudo por causa do controlo de doenças sexualmente transmissíveis.

“Os jovens têm um preservativo favorito, mas nós não o fabricamos. Importamos contracetivos da China. E os homens reclamam que é extremamente pequeno”, lamentou o ministro.

“Produzam medicamentos e preservativos adequados ao povo do Zimbabué”, reivindicou o titular da pasta da Saúde, que prestava declarações à margem da apresentação de um programa de combate à sida.

O Zimbabué tem 1,3 milhões de pessoas infetadas com o vírus da sida, segundo dados oficiais.

Algumas organizações civis daquele país já revelaram ser necessário que os programas de tratamento e combate à doença sejam revistos e que não sejam encarados como uma espécie de caridade.

Em destaque

Subir