Nas Notícias

ZAP suspende difusão dos canais da SIC em Angola e Moçambique

A operadora de televisão por satélite angolana ZAP, pertencente à empresária Isabel dos Santos, suspendeu a difusão dos canais SIC Internacional e SIC Notícias em Angola e Moçambique, afirmando apenas que estes canais “já não fazem parte do pacote distribuído pela ZAP devido a uma mudança da grelha de difusão dos programas”, mas vão manter outros canais da estação portuguesa, segundo conta o Público.

A agência AFP noticia que a difusão dos canais foi interrompida esta terça-feira, devido a reportagens realizadas pela SIC recentemente, que faziam críticas ao governo de Luanda. De igual forma, o semanário angolano Novo Jornal aponta a transmissão destas reportagens como uma das razões que levaram à ZAP a tomar a esta decisão.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte oficial da estação portuguesa afirmou que “a SIC é alheia à decisão da retirada da SIC Internacional e SIC Notícias da plataforma de distribuição ZAP em Angola e Moçambique”.

“Esta distribuidora continuará a exibir os canais SIC Radical, SIC Mulher, SIC K e SIC Caras em exclusivo para os mercados angolano e moçambicano”, disse a mesma fonte, acrescentando que “os dois canais [SIC Internacional e SIC Notícias] podem continuar a ser vistos na DStv em Angola e Moçambique e na StarTimes em Moçambique”.

António Miguel, representante da ZAP, disse à agência AFP que os dois canais “já não fazem parte do pacote distribuído pela ZAP devido a uma mudança da grelha de difusão dos programas”, sem dar mais declarações sobre o assunto.

A ZAP está em atividade no mercado angolano desde abril de 2010 e é considerada a maior operadora de televisão por satélite em Angola.

Em destaque

Subir