Tecnologia

Windows 10 vai ficar mais leve nas próximas atualizações

windows10_update_aniversarioA Microsoft apostou tudo no Windows 10 e no seu ecossistema envolvente, como ficou comprovado com o lançamento do desktop, Surface Studio. Agora, a marca de Redmond que tornar o Windows 10 ainda mais leve.

O Windows 10, por si só, já é o sistema operativo da Microsoft mais leve de sempre. No entanto, computadores mais antigos e com menos recursos de hardware podem ‘ceder’ um pouco a cada atualização e ficar mais lentos.

A pensar nisso, a Microsoft – com o Unified Update Platform – pretende tornar as atualizações do Windows 10 mais pequenas (menos dados enviados) e mais leves, fazendo com que as máquinas não fiquem subcarregadas a cada update.

Também o processo de instalação será mais simples e mais rápido, não ficando, como acontecia em algumas máquinas com menos recursos, a instalar updates durante horas.

A ideia do Unified Update Platform é fazer com que os processos exijam menos dos recursos do computador, como o processamento, e que a troca de dados seja também reduzida, fazendo com que as atualizações do Windows 10 não encham o disco com ficheiros desnecessários.

Inicialmente, esta funcionalidade vai estar disponível apenas no Windows 10 Mobile – o que se justifica por vários motivos, como a reduzida capacidade de armazenamento e os recursos mais parcos de hardware – chegando ao desktop até final do ano. Mas só para insiders, por enquanto.

Prevê-se que o Unified Update Platform esteja disponível para todos os dispositivos com o Windows 10 a partir de abrir do próximo ano, segundo informações da própria Microsoft.

Se o Windows 10 já dava motivos para uma adoção por parte de utilizadores com verões mais antigas, como o Windows XP ou 7, com estas melhorias, que pretendem tornar este sistema ainda mais leve, os utilizadores ficam com cada vez menos motivos para dizer não a uma mudança para o Windows 10.

Em destaque

Subir