Tecnologia

Windows 10: Diga adeus ao painel de controlo da forma como o conhece

windows_10_painel_controloA Microsoft está a implementar várias alterações no Windows, alterações essas que vem sendo adicionadas desde a versão 8 do sistema.

A ideia é adaptar o sistema aos vários dispositivos que o mesmo equipa: computadores, tablets e smartphones, dotando-o de funcionalidades que funcionem de igual modo nas várias plataformas.

Sabe-se agora que a Microsoft quer eliminar o painel de controlo, definitivamente, já na próxima grande atualização do Windows 10, que deverá acontecer no início do próximo ano.

O problema, com esta mudança, vai para os utilizadores mais avançados. É quase certo que, simplificação de processos possa também significar eliminação de funcionalidades, o que poderá levar esses utilizadores mais avançados a torcer o nariz a esta mudança

Essa eliminação do painel de controlo já é possível notar no Windows 10, onde o painel ‘Definições do Windows’, presente no botão ‘iniciar’, já nos permite efetuar (em duplicado) a maior parte das tarefas presentes no painel de controlo.

A ideia é fazer com que todos os processos sejam iguais em todos os dispositivos, deixando o antigo painel de controlo mais parecido com uma APP, como já acontece no Windows 10.

Isto vai afetar os utilizadores mais avançados, a menos que a Microsoft adicione todas as funcionalidades existentes no painel de controlo, o que parece que não vai acontecer, visto que a ideia é eliminar funcionalidade e tornar o Windows mais ‘prático’.

Posto isto, utilizadores que queiram fazer gestão de discos, por exemplo (criação de partições, etc…) terão alguma dificuldade em se adaptar ao novo formata que virá a substituir o painel de controlo e todas as funcionalidades que o mesmo dispõe.

Em destaque

Subir