Tecnologia

Windows 10 (desktop) já rola em smartphones (vídeo)

A Microsoft anunciou, na semana passada, uma parceria com a Qualcomm – fabricante de processadores ARM, com o intuito de colocar o Windows 10 (a mesma versão de PC) nos smartphones e também trazer ultraportáteis mais eficientes para o sistema da Microsoft.

Se o anúncio da Microsoft parecia algo folclórico para alguns fãs da marca, o vídeo que se segue chega para dissipar essas dúvidas e mostrar que o Windows 10 vai mesmo rolar em smartphones e com aplicações x86, as mesmas de um PC.

A ideia é que os próximos smartphones equipados com o Windows 10 possam correr todas as aplicações do PC, umas diretamente, através da loja de aplicações, e outras por via de emulação, as que conhecemos dos computadores.

Esta parceria com a Qualcomm vai também trazer para o Windows portáteis ultrafinos com maior autonomia, isso ficou vincado pela apresentação feita, ontem, pela Microsoft, na China (ver vídeo).

Foi na WinHEC, que decorreu na China, que Microsoft e Qualcomm – empunhando um HP Elite X3, mostraram de que forma é que o Windows 10 vai correr nos smartphones e como é que os processadores ARM da Qualcomm podem equipar outro tipo de dispositivos.

Isto trata-se de um grande avanço para a Microsoft e Qualcomm, mas pode ser uma grande dor de cabeça para muitas outras marcas: Intel, AMD, Google e Apple terão de repensar o mercado?

Os processadores da Qualcomm ao equipar outros dispositivos (portáteis) podem roubar mercado à Intel e AMD, uma vez que os seus processadores são mais eficientes em termos energéticos, fazendo com que as baterias durem mais tempo.

O mesmo é válido para a Google e para a Apple: Se pode ter um computador no bolso, porque irá um utilizador ter um Android ou um iPhone? A ver vamos… mas já se fala no fim do Android como o conhecemos. Porque será? Segue-se o vídeo do conceito da Microsoft passado à prática.

Em destaque

Subir