Apresentações/Novidades

Volvo desde 1933 em Portugal

A Volvo tem 90 anos de história e está representada em Portugal desde 1933, graças a Luiz Oscar Jervell, que viria a criar a Auto Sueco. Esta viria a ser a empresa-mãe do grupo com o mesmo nome, que durante décadas foi o representante da marca sueca no nosso país.

Em 2008 nasceu a Volvo Car Portugal, uma ‘Nacional Sales Company’ do Volvo Car Group, que desde essa data é a responsável pela importação dos automóveis da marca para o nosso país.

Há 90 anos, quando Assar Gabrielsson e Gustav Larson fundaram a Volvo não sonhariam a história que estavam a começar a escrever. Um construtor muito peculiar, que tinha que fabricar veículos muito sólidos e robustos que aguentassem os rigorosos invernos da Escandinávia.

Mas não foi apenas a solidez que caracterizou os automóveis da marca sueca, foi também o facto dos seus fundadores se terem preocupado desde logo com a sinistralidade rodoviária numa época em que isso não incomodava os outros construtores. Daí que desde a década de 1920 os Volvo fossem dotados de inovações que haveriam de conferir à marca o estatuto de pioneira da segurança.

Desde os cintos de segurança até aos sistemas de retenção que agora conhecemos foi um longo percurso, em que o construtor sueco investiu muito na investigação, percebendo bem cedo a importância dos airbags, dos sistemas de deteção de piões ou de zonas de deformação nos veículos. Fazia ‘crash-tests’ quando ainda não se falava de organismos como o EuroNCAP.

Durante estas nove décadas a Volvo também mudou de proprietários – chegou a ter parcerias com a Renault, a estar na esfera do ‘gigante’ americano Ford – até chegar a uma fase atual em que, continuando a construir os seus automóveis na Suécia o faz com altos padrões de qualidade e com um design original que a torna distinta.

Esta diferença é também percebia no mercado português, tendo conseguido em 2016 um novo recorde para a marca, que matriculou 4363 novos automóveis. Um crescimento de 22,1% em relação ao ano anterior e uma quota de mercado de 2,10%. O que acontece quase na mesma altura em que a Volvo V90 foi distinguida como a ‘Carrinha do Ano 2017’ .

Em destaque

Subir