Apresentações/Novidades

Volkswagen enfrenta processo milionário nos Estados Unidos

VolkswagenAcusada115

A Volkswagen deverá enfrentar um processo milionário nos Estados Unidos, por ter falseado dados sobre as emissões dos seus modelos diesel no mercado automóvel norte-americano. Para já as ações do construtor alemão na bolsa de Frankfurt caíram 19,6%.

Segundo a EPA (a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos EUA), a Volkswagen falseou o desempenho dos motores do motor TDi de quatro cilindros no mercado norte-americano em termos de emissões, recorrendo para tal a um ‘software’ incorporado no veículo.

Ao mesmo tempo que o presidente da marca, Martin Winterkorn se apressou a pedir desculpas pelo sucedido, lamentando ter “quebrado a confiança” dos clientes e do público em geral, foram suspendidas as vendas do Golf, Jett, Beetle e Audi A3 no mercado norte-americano.

VolkswagenAcusada215

Será um rude golpe na estratégia do Grupo, tanto mais que a EPA calcula que a infração cometida significa um agravamento entre 10 a 40 vezes nos limites legais nas emissões permitidas nos Estados Unidos.

A Volkswagen tinha planeado a comercializações de carros diesel com motores potentes para ganhar quota de mercado, pois as vendas nos EUA tinha descido cerca de 10%.

Para além das perdas nas vendas de modelos estruturais em termos comerciais no mercado automóvel americano, a Volkswagen deverá ter de pagar processos que envolvem multas na ordem de quase 16 milhões de euros.

Em destaque

Subir