Mundo

Vítima de violência doméstica condenada a pena de prisão por faltar a uma audiência

Uma mulher, vítima de violência doméstica, foi condenada a uma pena de prisão porque não testemunhou contra o seu agressor. A juíza, Jerri Collins, está sob fogo cruzado da opinião pública. Veja o vídeo e o momento em que é lida a sentença.

A polémica sentença de Jerri Collins, juíza do tribunal de Seminole, está a suscitar revolta.

A condenação de uma vítima de violência doméstica, num tribunal dos EUA, está a gerar revolta: uma mulher da Florida foi condenada a três dias de prisão, porque não testemunhou contra o agressor, com quem partilha um filho, e faltou à audiência em que teria de encará-lo.

A controvérsia ganhou ainda maiores proporções depois de ser sido tornado público um vídeo da audiência.

A juíza confronta a vítima com o facto de esta ter sido notificada para aparecer em tribunal – numa audiência marcada para o dia 22 de julho – e de ter faltado.

“Eu posso mandá-la para a prisão”, diz Jerri Collins, num registo agressivo, perante a vítima, que pede desculpa e começa a chorar.

“Por que você não veio ao tribunal?”, pergunta a juíza. A mulher fala em “ansiedade” e suscita uma reação violenta em Jerri Collins.

“Você acha que vai ter ansiedade agora? Você ainda não viu o que é a ansiedade”, dispara a magistrada, em tom ameaçador, como quem antecipa uma condenação.

A vítima terá sido agredida e ameaçada com uma faca, o que a levou a apresentar queixa, mas acabou por ser transformada em ré, num julgamento polémico.

Jerri Collins acusa-a de “desobedecer a uma ordem do tribunal” e coloca em causa a veracidade do depoimento que a vítima fizera à polícia.

“Tudo o que você disse à polícia é verdade? O incidente é verdade? Então porque não veio depor?”, questiona a juíza.

Em lágrimas, perante a insensibilidade da Lei, a vítima pede para ter liberdade para poder voltar para o lado do filho com 1 ano de idade. Mas nem assim convence Jerri Collins, que no momento determina a pena: três dias de prisão.

Ouve-se o choro compulsivo da mulher. A juíza ordena que se volte para poder ser algemada.

O vídeo termina com as súplicas da vítima de violência doméstica, que pede para não ser condenada. Veja as imagens.

https://www.youtube.com/watch?v=mPpey87zMh0

Em destaque

Subir